20.5 C
Brasília
quarta-feira, novembro 12, 2025

Desinformação faz crescer sentimento anti-Israel no Sudeste Asiático

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O sentimento anti-Israel está crescendo no Sudeste Asiático, impulsionado em parte pela disseminação de desinformação nas redes sociais. Muito disso ocorre à medida que a crise humanitária em Gaza traz à tona o ressentimento latente em relação aos turistas israelenses.

Koh Phangan, uma ilha no sul da Tailândia, a cerca de três horas de Bangcoc de avião e barco, é famosa por sua Festa da Lua Cheia mensal, que atrai até 40 mil visitantes estrangeiros — mais que o dobro da população da ilha. Mas, em 29 de outubro, um restaurante em Koh Phangan exibiu uma placa na parede com os dizeres “Turistas israelenses não são permitidos”.

Pradinan Suksabai, dono do restaurante, disse que, embora os israelenses representem apenas cerca de 5% de seus clientes, “seus maus modos se destacam”, incluindo ocupar mais lugares do que o necessário, mesmo nos horários de pico. Ele começou a negar a entrada a israelenses no início de outubro e verifica a nacionalidade tanto pela placa quanto perguntando diretamente.

Imediatamente após a implementação da política, seu restaurante foi inundado com mais de 4 mil avaliações negativas em sua página do Google Maps, reduzindo sua classificação de 4,8 para 2,3 estrelas em cinco. A classificação se recuperou depois que a notícia se espalhou pelas redes sociais e o restaurante recebeu avaliações positivas de tailandeses que o apoiaram.

“Temos o direito de escolher nossos clientes. Estrangeiros que respeitam o povo tailandês e a cultura local são bem-vindos”, disse Pradinan. “Não tenho intenção de remover a placa, independentemente do assédio que eu receba.”

Koh Phangan é um destino popular para israelenses. O departamento de imigração da Tailândia relata que cerca de 3 mil turistas de Israel visitaram a ilha entre janeiro e outubro, ocupando o terceiro lugar em nacionalidade, depois da Rússia e do Reino Unido. Uma sinagoga foi construída na ilha após a pandemia de covid-19.

“Muitos empresários locais há muito consideram o comportamento dos turistas israelenses problemático”, disse Narumol Maisopha, presidente da Associação de Hotéis e Turismo de Koh Phangan. Citando exemplos como desrespeito às regras de trânsito, comportamento intimidatório com lojistas e perturbação do sossego, ela afirmou que “a insatisfação dos moradores está vindo à tona”.

No início de outubro, uma influenciadora tailandesa espalhou informações falsas nas redes sociais alegando que muitos israelenses estavam comprando terrenos em Koh Phangan para abrir restaurantes e hotéis, transformando a ilha em uma segunda Tel Aviv.

Mais de 4 mil pessoas compartilharam a publicação. A seção de comentários estava repleta de pessoas que acreditaram na publicação sem questionar, dizendo que “a Tailândia se tornará a terra prometida” — comparando a ilha à terra que Deus prometeu aos israelitas no Antigo Testamento — e que “os tailandeses não podem mais desfrutar da ilha”.

Cerca de 310 mil turistas de Israel visitaram a Tailândia no período de janeiro a setembro, o que coloca o país em 20º lugar entre os países e regiões, segundo dados do Ministério do Turismo e Esportes da Tailândia. Mas o aumento de 58% em relação ao ano anterior em Israel foi a maior taxa de crescimento entre os 20 principais países e regiões.

A Tailândia e Israel têm laços profundos, com muitos imigrantes tailandeses trabalhando na agricultura e na construção civil em Israel. Embora Israel não mantenha relações diplomáticas com países do Sudeste Asiático de maioria muçulmana, como Indonésia e Malásia, mantém relações amistosas com a Tailândia, de maioria budista.

Durante os confrontos entre o exército israelense e o Hamas em outubro de 2023, muitos trabalhadores tailandeses foram atingidos pelo fogo cruzado, com pelo menos 40 mortes. À medida que o conflito no Oriente Médio se tornou uma grande preocupação para o público tailandês, a opinião pública tornou-se cada vez mais sensível ao comportamento dos turistas israelenses.

Outro caso de desinformação ocorreu em fevereiro em Pai, uma cidade no noroeste da Tailândia. Veículos de comunicação tailandeses disseram que Pai se tornaria um assentamento israelense. O governo negou as alegações, classificando-as como “infundadas”, mas isso levou a uma queda no número de turistas israelenses, que temiam o assédio dos moradores locais.

O turismo normalmente representa cerca de 20% do Produto Interno Bruto (PIB) da Tailândia. A Embaixada de Israel na Tailândia instou seus cidadãos a respeitarem as leis tailandesas, mas o atrito excessivo está criando um ciclo vicioso de desinformação que prejudica a economia.

O sentimento público em relação a Israel também está se deteriorando em outras partes do Sudeste Asiático.

Na Malásia, um protesto foi realizado em 26 de outubro contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que participava de uma cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean). Centenas de pessoas carregavam cartazes pedindo a Trump que “parasse de apoiar Netanyahu”, criticando o apoio americano ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

A Indonésia anunciou em 19 de outubro que não concederia vistos a atletas israelenses que participariam do Campeonato Mundial de Ginástica Artística, realizado em Jacarta. A Indonésia estava atenta ao sentimento anti-Israel entre seus cerca de 200 milhões de muçulmanos, a maior população muçulmana do mundo.

Em resposta, o Comitê Olímpico Internacional (COI) afirmou ter decidido “encerrar qualquer forma de diálogo” com a Indonésia sobre a realização de futuros eventos olímpicos.

“Nós, do Ministério da Juventude e Esportes, como representantes do governo indonésio, aderimos ao princípio de manter a segurança, a ordem pública e o interesse público em todos os eventos internacionais”, declarou Erick Thohir, ministro da Juventude e Esportes da Indonésia, em resposta à decisão do COI.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img