Após meses de espera, a Samsung anunciou o Galaxy Z TriFold, primeiro smartphone de três telas da marca, nesta segunda-feira (1). O modelo ostenta uma tela de 10 polegadas quando aberto, chip Snapdragon desenvolvido para produtos da marca e o já aguardado sensor de 200 MP na câmera principal.
Relativamente similar ao seu irmão menor, o Galaxy Z Fold, o TriFold adiciona uma segunda dobra na carcaça, permitindo que o usuário tenha três abas com display para movimentar. As possibilidades com esse mecanismo são múltiplas, mas vale notar que por mais que se chame trifold (três dobras, em inglês), ele possui apenas duas dobras.
Além do display totalmente aberto de 10 polegadas por meio de uma tela AMOLED 2x de 120 Hz, a tela do aparelho quando fechado mede 6,5 polegadas, também com o mesmo painel. É interessante notar que ambas possuem 100% da cobertura da gama de cores DCI-P3, com pico de brilho de 1.600 nits (ou 2.600 na tela externa).
O chip usado é o Snapdragon 8 Elite for Galaxy, também incorporado em modelos como os Galaxy Z Flip 7 e Galaxy Z Fold 7. Por mais que já haja uma versão mais atualizada, essa plataforma é extremamente parruda e competente, que fará uma boa soma com os 16 GB de RAM e até 1 TB de armazenamento interno.
Câmera de 200 MP, mas bateria fraca?
Um dos grandes trunfos que o Galaxy Z Fold 7 tem é sua câmera primária contar com um ótimo sensor de 200 MP. O TriFold também tem essa característica bem-vinda. O modelo possui tecnologia quad pixel com f/1.7 e estabilização óptica de imagem (OIS).
- O TriFold conta ainda com uma ultrawide de 12 MP (f/2.2) e repete as outras câmeras do Z Fold 7;
- A telefoto tem resolução de 10 MP, zoom óptico de 3x e zoom digital de até 30x para conteúdos bem distantes;
- Nas câmeras para selfies, ficam dois sensores quase idênticos de 10 MP (f/2.2), nos displays interno e externo — a diferença é que um deles têm campo de visão maior;
- Para a bateria, a empresa inseriu uma peça com capacidade de 5.600 mAh, compatível com carga rápida de 45W e 15W em modo wireless;
- Nas imagens, o modelo parece extremamente fino, e conta com apenas 3,9 mm de espessura quando totalmente aberto.
- Há proteção IP48 contra água e poeira;
- O Galaxy Z TriFold pesa 309 gramas, ou 94g a mais que o Z Fold 7;
- O software é o Android 16 com a One UI 8, enquanto ele terá sete anos de atualizações (o fim do suporte deve acontecer em 31 de dezembro de 2032);
- A única opção de cor do aparelho é o “Crafted Black”, ou seja, um tom escuro com a parte externa texturizada.
O Galaxy Z TriFold estará disponível para compra na Coreia do Sul a partir de 12 de dezembro, mas a disponibilidade para China, Taiwan, Singapura e Emirados Árabes Unidos seguem logo atrás. Nos EUA, a venda será um pouco mais tardia, no período entre janeiro e março, mas não há informações de preços para quaisquer regiões.
Também não há informações oficiais sobre a chegada deste aparelho para o Brasil, e pode ser preciso esperar alguns bons meses até um lançamento concreto. O preço sugerido dele fica em torno de US$ 2,5 mil, ou cerca de R$ 13,4 mil em conversão direta e sem considerar impostos.
Quer acompanhar novidades da Samsung, o mercado de smartphones e tecnologia em geral? Siga o TecMundo no X, Instagram, Facebook e YouTube e assine a nossa newsletter para receber as principais notícias e análises diretamente no seu e-mail.