O Congresso dos EUA bloqueou a votação de um projeto de lei que permitiria o rastreamento de drones por agências policiais locais, nesta quarta-feira (18), em meio a uma série de episódios de avistamentos misteriosos nas últimas semanas.
De acordo com a agência Associated Press (AP), o líder da maioria no Senado, o democrata Chuck Schumer, tentou acelerar a aprovação da proposta de lei bipartidária, no entanto não houve consentimento unânime no plenário, por isso o caso deve ser analisado apenas no próximo ano.
A iniciativa também reforçaria a autoridade de algumas agências federais para agir sobre drones, interrompendo, desabilitando ou apreendendo veículos não tripulados sem o necessário conhecimento do operador.
O senador republicano Rand Paul se opôs à aprovação, justificando sua decisão com base nas declarações do governo federal de que não está claro se há uma ameaça ao país que justifique uma votação urgente.
Segundo Paul, o projeto de lei “expandiria a autoridade federal para interceptar comunicações e interromper a atividade de drones”, poderes que, na opinião do senador, levantam sérias preocupações quanto à privacidade dos americanos, às liberdades civis e às proteções da Quarta Emenda contra buscas e apreensões injustificadas.
Por outro lado, o senador democrata Gary Peters, um dos patrocinadores da proposta, defendeu que “este projeto de lei garantiria que a polícia tivesse a tecnologia necessária para identificar de forma rápida e clara exatamente quais são os relatos de avistamentos de drones em todo o país”.
Apesar das autoridades tentarem conter a pressão crescente da população por novas informações sobre o avistamento de drones misteriosos nas últimas semanas, alguns líderes políticos dos EUA, incluindo o presidente Trump, pediram ações mais fortes contra drones não identificados, incluindo o abatimento.
Segundo o mandatário eleito, a administração de Joe Biden não estaria “falando a verdade” sobre a origem dos equipamentos localizados no ceú em vários estados americanos.
Na segunda-feira, a Casa Branca voltou a se manifestar sobre os drones misterioros que chamaram a atenção de muitas pessoas nos últimos dias no estado de Nova Jersey, principalmente.
Segundo as autoridades, os relatos são uma combinação de drones legalizados, aviões e estrelas, e reiteraram que não representam uma ameaça à segurança nacional.