20.5 C
Brasília
domingo, dezembro 22, 2024

Amazônia: O que ‘rio fervente’ revela sobre aquecimento do planeta – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Riley Fortier

Legenda da foto, A temperatura média da água do rio fervente da Amazônia peruana é de 86 °C, com drásticos efeitos para a floresta à sua volta

  • Author, Chris Baraniuk
  • Role, BBC Future

Ao chegar ao rio fervente do Peru, depois de quatro horas de uma viagem cheia de solavancos pela floresta, você só consegue observar o rio à sua frente depois de atravessar um ponto elevado no terreno, diz Alyssa Kullberg, pesquisadora em pós-doutorado em ecologia vegetal da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça (EPFL).

Enormes ondas de vapor se elevam de um grupo de árvores na depressão larga em forma de pires, localizada mais abaixo. “Era tão mágico!”, exclama Kullberg, ao relembrar a primeira vez em que viu o local com seus próprios olhos.

O rio fervente, também conhecido como Shanay-Timpishka ou La Bomba, faz parte de um afluente do poderoso rio Amazonas, na região centro-leste do Peru.

As companhias de extração de combustíveis fósseis esquadrinharam os morros da região nos anos 1930, em busca de reservas de petróleo. Mas os cientistas ocidentais só agora estão desvendando a fundo os segredos do lendário rio fervente.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img