21.5 C
Brasília
segunda-feira, fevereiro 3, 2025

Terapias contra o câncer: os tratamentos ultrarrápidos que podem substituir a radioterapia no futuro – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Um novo tratamento pioneiro promete combater uma variedade maior de tumores, com menos efeitos colaterais do que a radioterapia convencional

  • Author, David Cox
  • Role, BBC Future

Em uma série de vastas cavernas subterrâneas nos arredores de Genebra, na Suíça, estão sendo realizados experimentos que podem um dia levar a uma nova geração de máquinas de radioterapia. A esperança é que estes dispositivos possibilitem a cura de tumores cerebrais complexos, eliminem cânceres com metástase em órgãos distantes e, de modo geral, limitem o impacto que o tratamento oncológico exerce sobre o corpo humano.

A sede destes experimentos é o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern), mais conhecido internacionalmente como o centro de física de partículas que desenvolveu o Grande Colisor de Hádrons, um anel de ímãs supercondutores de 27 quilômetros de comprimento capaz de acelerar partículas até próximo da velocidade da luz.

A maior conquista do Cern pode ter sido a descoberta, em 2012, do bóson de Higgs, a chamada “partícula de Deus”, que dá massa a outras partículas e, ao fazer isso, estabelece a base para tudo o que existe no Universo. Mas nos últimos anos, a experiência exclusiva do centro em acelerar partículas de alta energia encontrou um novo nicho — o mundo da radioterapia oncológica.

Há onze anos, Marie-Catherine Vozenin, uma radiobióloga que trabalha atualmente nos Hospitais Universitários de Genebra (Hug), e outros cientistas publicaram um artigo descrevendo uma abordagem de mudança de paradigma para o tratamento de radioterapia tradicional, que eles chamaram de Flash. Ao fornecer radiação em taxas de dose ultraelevadas, com exposição de menos de um segundo, eles mostraram que era possível destruir tumores em roedores e, ao mesmo tempo, poupar o tecido saudável.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img