O Presidente Donald Trump assinou uma Ordem Executiva nesta segunda-feira (3), estabelecendo a criação de um Fundo Soberano nos Estados Unidos. O movimento pode abrir portas para a reserva de Bitcoin no país.
Embora a ordem não mencione diretamente a criptomoeda, especialistas apontam que a nova estrutura financeira poderá ser uma ferramenta crucial para investimentos em ativos digitais. Com a presença de figuras influentes do setor de criptomoedas durante a assinatura, a iniciativa gera expectativa e especulações sobre um possível futuro envolvimento dos EUA no mercado de Bitcoin. Ao mesmo tempo, analistas questionam a viabilidade do fundo em um contexto de déficit fiscal constante.
Na tarde desta segunda-feira, durante a ressaca causada pelas ordens de tarifas para produtos importados de parceiros comerciais, o Presidente Trump apareceu novamente. Diretamente da famosa Sala Oval, na Casa Branca, ele assinou uma série de ordens executivas sobre os mais variados assuntos. Uma das ordens, no entanto, chamou atenção pelo tema tratado.
De acordo com Karoline Leavitt, assistente do Presidente e secretária de imprensa da Casa Branca, uma das ordens executivas assinadas por Trump determina a criação de um Fundo Soberano.
Fundo Soberano e Bitcoin?
Prática não muito usual em países ocidentais, o Fundo Soberano é uma espécie de poupança estatal. Normalmente, ele visa administrar recursos financeiros acumulados de um país, como superávits fiscais, royalties de commodities ou reservas de divisas.
No entanto, como desde a virada do século os EUA operam em déficit fiscal, muitos analistas não entenderam como o Fundo Soberano vai funcionar. Nem mesmo o próprio Trump deu mais detalhes do Fundo, mas deixou no ar que o Fundo poderia ser usado para a compra do TikTok, por exemplo.
“Faremos algo, talvez com o TikTok, talvez não”, disse Trump. “Se fizermos o acordo certo, faremos. Caso contrário, não faremos… podemos colocar isso no fundo soberano”, disse Trump aos repórteres.
No entanto, apesar de não ter sido citado por nenhuma fonte oficial, analistas do setor de criptomoedas indicam que o Fundo Soberano pode estar relacionado com a Reserva de Bitcoin. Entre eles, Michael van de Poppe, que destacou o fato de Trump assinar a Ordem um dia antes de uma coletiva de imprensa sobre ativos digitais
“Grandes players causaram uma capitulação em todo o mercado para encher seus próprios bolsos. Hoje foi um dia louco, onde os mercados estão entrando na capitulação diária mais pesada em Altcoins . Depois disso: – Trump assina Fundo Soberano –> provavelmente com Bitcoin incluído. – Amanhã há uma coletiva de imprensa sobre ativos digitais. Nada acontece de propósito”, disse Michael van de Poppe.
Defensores da Reserva na foto
Além disso, o influencer cripto, Quinten François, observou que no ato da assinatura da Ordem Executiva estavam duas figuras proeminentes do setor de criptomoedas. De um lado estava Scott Bessent, Secretário do Tesouro e apoiador da ideia da Reserva Estratégia. Do outro lado eestava, Howard Lutnick, Secretário do Comércio e notório entusiasta do Bitcoin e da Tether. Lutnick, inclusive, ficará responsável por desenvolver o Fundo Soberano nos próximos 12 meses.
Outro indício de que Trump pode ter dado o pontapé inicial para a Reserva Estratégica de Bitcoin veio de uma grande fã da ideia. A Senadora Cynthia Lummis compartilhou o tweet da secretária do Presidente com a informação da criação do Fundo Soberano, e parecia entusiasmada com a criação do fundo.
Vale lembrar que a Senadora é uma das maiores defensoras da Reserva Estratégia, chegando a declarar que os EUA deveriam abandonar o ouro e investir em Bitcoin. Além disso, recentemente, Lummis foi nomeada para o novo subcomitê de criptomoedas da Casa Legislativa.