O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (27) que continua acreditando nas projeções da pasta que apontam para um crescimento da economia brasileira acima de 2% este ano. A atual estimativa da Secretaria de Política Econômica (SPE) é de um avanço de 2,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025.
A declaração foi dada após o ministro ser questionado sobre a nova projeção do Banco Central, divulgada hoje no Relatório de Política Monetária, que reduziu a projeção de crescimento do PIB de 2,1% para 1,9%.
“Nós continuamos com a previsão de crescimento da economia brasileira na forma da lei orçamentária, nós não revimos ainda o PIB. Nós continuamos acreditando num crescimento acima de 2%, mas cada um tem uma metodologia”, respondeu o ministro.
Segundo ele, os dois órgãos são muito sérios e têm toda a liberdade de fazer prognósticos, mas previsões de crescimento são sempre “aproximações”.
“São aproximações, mas eu penso que a Secretaria de Política Econômica tem feito um bom trabalho de dois anos para cá, no sentido de se aproximar mais fidedignamente do que foi realizado”, afirmou Haddad.