20.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 25, 2025

A equação da economia brasileira continua complexa

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Depois de quatro anos de surpresas positivas no desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), a economia brasileira deve experimentar uma desaceleração em 2025, com resultados mais modestos, segundo projeções de especialistas. Principal motor do PIB em 2024, a demanda doméstica deve puxar o crescimento, com a contribuição da demanda externa, como ocorreu em 2023. A sustentação vem da agropecuária, com uma safra recorde após o recuo da produção no ano passado.

O otimismo em relação a este ano, porém, é limitado. A volatilidade do cenário global, acentuada pela imprevisibilidade da política comercial de Donald Trump, nos Estados Unidos, coloca pressão adicional sobre um dos maiores problemas econômicos do Brasil, que se arrasta há mais de uma década: o desequilíbrio fiscal.

O arcabouço fiscal, que estabelece tanto um limite de 2,5% para o crescimento real e anual das despesas da União quanto metas de resultado primário a serem cumpridas pelo governo federal, tem sido insuficiente, no entanto, para controlar o crescimento da dívida pública, dizem especialistas.

Apesar da urgência no equacionamento da questão, a sinalização de autoridades do governo federal é que os ajustes estruturais defendidos por economistas e especialistas em contas públicas – como a diminuição no ritmo de crescimento das despesas obrigatórias e da rigidez do Orçamento da União – devem ficar para depois das eleições presidenciais de 2026.

O quadro inflacionário continua a preocupar. No curto prazo, especialistas apontam choques de oferta, repasses cambiais, economia superaquecida e expectativas desancoradas como os principais desafios a serem enfrentados. Olhando para o futuro de modo mais estrutural, eles consideram que, se o país quiser alcançar um quadro inflacionário menos volátil, vai precisar resolver seus problemas fiscal e de baixa produtividade.

Os desafios e perspectivas para o Brasil são analisados neste caderno que apresenta também os principais debates do evento “Rumos 2025”, realizado pelo Valor dia 24, em São Paulo, como parte das comemorações de seus 25 anos e que reuniu autoridades e especialistas para debater os temas prioritários para o desenvolvimento do país.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img