25.5 C
Brasília
sábado, abril 26, 2025

Datafolha: Tarcísio é favorito à reeleição em São Paulo; sem o governador, Alckmin e Marçal lideram

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Nova pesquisa do Datafolha divulgada nesta quinta-feira mostra que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem amplo favoritismo para a eleição paulista em 2026. O ex-ministro de Jair Bolsonaro aparece com 41% das intenções de voto em um cenário que inclui o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), escolhido por 25%. O ex-coach Pablo Marçal (PRTB), hoje considerado inelegível por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), tem 15% das menções.

Na sequência da disputa, aparecem em situação de empate técnico o ministro Alexandre Padilha (PT), com 6%, e o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP), com 4%. Brancos e nulos somam 9%, enquanto 1% não souberam responder.

1º cenário eleitoral para eleição de SP — Foto: O Globo

Caso o ex-governador e também ministro Márcio França seja o nome do PSB na disputa, Tarcísio iria a 47% das escolhas se a eleição fosse hoje. Marçal chegaria a 16%, seguido por França, com 11%. Padilha (6%) e Salles (4%) alcançam nesse cenário as mesmas taxas aferidas na simulação com Alckmin na corrida eleitoral.

2º cenário eleitoral para eleição de SP — Foto: O Globo
2º cenário eleitoral para eleição de SP — Foto: O Globo

Tarcísio, hoje rejeitado por 21% dos eleitores, também venceria Alckmin, França e Padilha em cenários simulados de segundo turno. O governador tem o governo avaliado como “bom” ou “ótimo” por 41% dos paulistas, contra 22% que o classificam como “ruim” ou “péssimo” — taxa que dobrou em dois anos.

O atual governador tem dito publicamente que será candidato à reeleição no ano que vem, mas seu nome é incensado por aliados e apoiadores como um possível substituto do ex-presidente Jair Bolsonaro no pleito presidencial, já que Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Caso Tarcísio não participe da disputa paulista, a liderança da corrida eleitoral seria assumida por Alckmin, com 29% das intenções de voto, seguido por Marçal, com 20%. O prefeito Ricardo Nunes (MDB), que recentemente passou a se colocar à disposição de Tarcísio para substituí-lo na eleição, hoje aparece com 12% das menções. O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), é o favorito de 5% dos eleitores, mesma taxa dos que optam por Padilha nesse cenário.

3º cenário eleitoral para eleição de SP — Foto: O Globo
3º cenário eleitoral para eleição de SP — Foto: O Globo

De novo, Alckmin se sai melhor que França como candidato do PSB neste momento. O titular da pasta de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no governo Lula (PT) alcançaria 11% das menções sem a participação de Tarcísio na disputa, atrás de Marçal (21%) e de Nunes (15%).

O Datafolha entrevistou 1.500 eleitores com 16 anos ou mais em 81 cidades do estado, no período de 1° a 3 de abril. A margem de erro estimada para o levantamento é de três pontos percentuais para mais ou menos.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img