21.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 25, 2025

Do descobrimento do Brasil até hoje, os mapas que mostram como território do país mudou até assumir a forma atual – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

  • Author, Edison Veiga
  • Role, De Bled (Eslovênia) para a BBC News Brasil

São 8,5 milhões de quilômetros quadrados, o quinto maior país do mundo em extensão territorial — caberia com folga toda a Europa, desconsiderando a Rússia ocidental. A imensidão que se tornou o Brasil é de uma escala que nem passava pela cabeça dos primeiros colonizadores portugueses que por aqui aportaram cerca de 500 anos atrás.

As transformações desses contornos fronteiriços foram resultado de acertos, conflitos, tratados e invasões que ocorreram ao longo dos últimos séculos. E começaram em discussões anteriores ainda à chegada oficial das primeiras embarcações à costa brasileira, na expedição de Pedro Álvares Cabral (1467-1520) de 525 anos atrás.

Em linhas gerais, contudo, mais do que tratados, o que acabou definindo o tamanho do Brasil foram as incursões exploratórias pela mata que acabaram resultando em ocupação. Em dado momento, se tinha gente falando português, entendia-se que aquilo era parte da colônia portuguesa na América. Assim, a sardinha lusitana foi cada vez mais empurrada para o lado que deveria ser espanhol.

“É importante pensar que a expansão marítima comercial foi uma aventura bastante desorganizada do ponto de vista da ocupação dessas terras, especialmente em relação a Portugal”, pontua à BBC News Brasil o historiador Marcelo Cheche Galves, professor na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). “O objetivo geral [no início] não era a colonização de terras, mas sim a abertura de relações comerciais entre povos. E isso acarretou em um projeto de ocupação improvisado do ponto de vista de uma racionalização administrativa mínima.”

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img