27.5 C
Brasília
quinta-feira, abril 24, 2025

Samsung deve encerrar fabricação de chips DDR4 em breve

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Além dos celulares, a Samsung é uma das principais fabricantes de chips de memória no planeta, mas deve encerrar sua produção de chips DDR4 para memórias RAM no fim de 2025. A informação é proveniente do site DigiTimes Ásia, que segundo suas fontes, a companhia sul-coreana focará sua linha de produção para tecnologias mais novas, como os módulos DDR5.

Conforme a apuração, a Samsung definiu o mês de junho como o prazo final para receber pedidos de parceiros para a produção dos chips DDR4. Os últimos envios da empresa estão marcados para acontecer em dezembro deste ano, com remessas de módulos de 8 e 16 GB para laptops e computadores de mesa.

Embora não seja o exato fim das memórias DDR4, já que outras empresas ainda irão fabricar as peças, o fim de ciclo da tecnologia está próximo. Lançadas em 2014, os modelos DDR4 são geralmente vendidos com frequências de 2.660 ou, no máximo, 3.200 MHz, além de algumas opções com overclock de fábrica.

Samsung produz chips para grandes empresas, como até mesmo as GPUs da Nvidia (Imagem: GettyImages)

Com preços já bem acessíveis no Brasil, esses componentes podem ser encontrados por menos de R$ 150 em versões de 8 GB no varejo. Porém, com a evolução da tecnologia e maior demanda computacional, muitos usuários estão pulando direto para opções de 16 GB, seja no computador ou notebook.

Evolução e concorrência chinesa

Um dos motivos para a Samsung resolver encerrar sua produção de chips DDR4 tem relação a clara evolução de outros formatos. Introduzido em 2021 com a 12ª geração Intel, o protocolo DDR5 chegou com múltiplas melhorias em relação ao seu irmão menor, como frequências bem superiores e duplo canal de comunicação embutido em cada pente.

Como marcas como AMD e Intel têm lançado gerações que possuem compatibilidade somente com DDR5, o passo natural da indústria é gradualmente abandonar o DDR4. Todavia, em países como o Brasil, onde o custo do hardware é alto e os preços demoram a baixar, ainda devemos ver muitos pentes de RAM DDR4 por um tempo.

Outro motivo é a competitividade de marcas chinesas no setor. Empresas como a CXMT e Fujian Jinhua têm reduzido o preço das memórias RAM DDR4 em mais de 50%, tornando os modelos muito atrativos para o público, e fazendo algo que Samsung e outras fabricantes gigantes, como Micron e SK Hynix não conseguem.

Para mais informações sobre a Samsung e o mundo do hardware, fique ligado no site do TecMundo. Aliás, a Samsung lançou recentemente no Brasil os novos tablets Galaxy Tab S10 com um bom hardware. 
 

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img