27.5 C
Brasília
sexta-feira, abril 25, 2025

Papa Francisco e Lula: os bastidores da amizade entre o pontífice e o presidente – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Reprodução/Twitter Lula Oficial/Ricardo Stuckert

Legenda da foto, O presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o papa Francisco durante encontro no Vaticano em fevereiro de 2020, na primeira viagem internacional do petista após sair da prisão

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava preso havia pouco mais de um ano quando, em maio de 2019, veio à tona uma carta enviada a ele pelo papa Francisco, morto na última segunda-feira (21/4).

A carta era uma resposta do papa a uma mensagem enviada por Lula cerca de um mês antes, em que então ex-presidente, preso por acusações posteriormente anuladas de corrupção e lavagem de dinheiro, agradecia ao papa pelo seu apoio “ao povo brasileiro pela justiça e pela defesa do direito dos pobres”.

Mas, mais que uma simples troca de mensagens entre líderes, as missivas foram o ápice de um processo de aproximação entre Lula e o papa que se iniciou meses antes e que envolveu reuniões no Vaticano, delicadas costuras diplomáticas, toques de filmes de espionagem e que contou até com a participação do compositor Chico Buarque.

Na carta que o papa Francisco enviou a Lula, datada de 3 de maio de 2019, o pontífice menciona “as duras provas” que o então ex-presidente vivia, “especialmente a perda de alguns entes queridos”.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img