12.6 C
Brasília
segunda-feira, maio 19, 2025

Preso e sem herdeiros políticos: qual o peso político da família Collor atualmente? – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Lua de Melo/Agência Senado

Legenda da foto, Fernando Collor de Mello foi eleito presidente em 1989, afastado em 1992 e retornou à política em 2006, vencendo duas eleições ao Senado

A decretação da prisão do ex-presidente Fernando Collor de Mello pegou de surpresa a maioria dos analistas políticos na noite de quinta-feira (24/4), mas para quem conhece a política de Alagoas, a decisão do ministro Alexandre de Moraes não chegou a ser uma surpresa.

“A prisão enterra de vez uma trajetória de vida e política de sucessos surpreendentes e derrocadas tão surpreendentes quanto”, diz à BBC News Brasil professora de Ciência Política Luciana Santana, professora da Universidade Federal de Alagoas.

Na avaliação dela, trinta e cinco anos depois de um integrante da família Collor de Mello chegar à Presidência da República, o clã alagoano chega a 2025 com seu principal integrante preso, praticamente nenhuma influência na política local e sem sucessores imediatos para o futuro.

Doutora em Ciência Política, Santana acompanha há décadas a política local e nacional e avalia que a prisão de Collor representa o “fim simbólico” da força política de um dos clãs mais tradicionais da política brasileira.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img