22 C
Brasília
terça-feira, abril 29, 2025

Especialista afirma que tendência de carros elétricos deve subir em 2025

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O setor de transporte é um dos maiores emissores de gases que causam o efeito estufa. No futuro, a fatia de poluentes gerada pelo trânsito deve chegar a 30% do total das emissões.

As frotas também contribuem para a poluição do ar e para isso, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, está recomendando uma transição a carros elétricos que possam reduzir as taxas de emissões como previsto no Acordo de Paris sobre Mudança Climática.

Vias seguras e tráfego mais limpo

O diretor da Unidade de Mobilidade Sustentável do Pnuma, Rob de Jong, acredita que este ano de 2025 traz uma oportunidade de acelerar essa transição na indústria automotiva.

Segundo ele, cada vez mais carros elétricos estão circulando pelas estradas de Pequim, na China, e de Kigali em Ruanda.

Mas a solução não está somente nas quatro rodas. As cidades precisam ter melhores desenhos arquitetônicos com vias seguras para caminhadas e estações de bicicletas com um transporte mais puro e limpo.

O Pnuma está apoiando mais de 60 países em desenvolvimento a fazer a transição para os veículos elétricos, conhecidos com EVs, na sigla em inglês.

Manutenção mais barata a longo prazo

Para o diretor De Jong, a opção por esse tipo de veículo é uma questão econômica. Os preços de um automóvel à gasolina ou a diesel estão se equiparando ao de um elétrico. Segundo ele, na China, por exemplo, um carro padrão para a família custa US$ 15 mil incluindo os subsídios do governo.

O Pnuma lembra que carros elétricos, a longo prazo, são menos caros de manter e que é apenas uma questão de tempo até que o preço se iguale ao modelo não-elétrico.

Até 2050, estima-se que o mundo terá introduzido cerca de 1 bilhão de veículos e a maioria em países de rendas baixa e média. O Pnuma lembra que a poluição do ar mata milhões de pessoas todos os anos. Com veículos elétricos, os consumidores também poderão apoiar o crescimento da energia renovável além de aumentar a criação de postos de trabalho verdes, que utilizam energia limpa.

Por último, a agência lembra que a redução de emissões de gases que causam o efeito estufa é o objetivo maior para salvar o planeta e a própria humanidade.

Estações de recarregamento

O especialista Rob De Jong acredita que o crescimento de veículos elétricos ocorrera especialmente no sudeste da Ásia e no oeste e leste da África. Ele cita o caso de motocicletas elétricas que não mais baratas de operar e cujos preços já começam a baixar também.

O diretor da Unidade do Pnuma lembra que a percepção pública é de que os veículos elétricos são mais difíceis de manejar, são muito sofisticados e arriscados. Mas com o passar do tempo e mais países abraçando a tecnologia com mais estações de recarregamento, o mercado tenderá a crescer.

Para De Jong, a resistência da indústria dos combustíveis fósseis também deverá desaparecer, uma vez que a mudança para esse tipo de transporte pode ocorrer mais rapidamente do que se esperava.

*Monica Grayley, da ONU News, com informações do Pnuma

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img