22.5 C
Brasília
quarta-feira, abril 30, 2025

Primeira baleia-jubarte de 2025 é registrada oficialmente no litoral paulista; vídeo

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

As baleias-jubarte já começaram a chegar ao Brasil, dando início à temporada anual de baleias, o que geralmente é intensificado entre junho e novembro, quando migram ao país por conta de seus processos de reprodução. O primeiro registro oficial ocorreu em Ilhabela, no litoral de São Paulo, por três caiçaras da Praia do Bonete.

Os pescadores responsáveis pelo registro divulgaram as imagens nas redes sociais. Em um dos vídeos publicados, é possível ver uma baleia-jubarte fazendo movimentos acrobáticos no mar, característicos da espécie, que é carismática e possui como comportamento natural saltar e bater a calda, definidos como “atividades aéreas”.

Primeiras baleias-jubarte da temporada de 2025 são avistadas em Ilhabela, no litoral paulista

A bióloga e professora universitária Arlaine Francisco é uma das fundadoras do Projeto Baleia à Vista. Criado em conjunto com Julio Cardoso, o programa privado de ciência cidadã monitora e organiza registros de baleias e golfinhos no litoral norte de São Paulo, especialmente na região de São Sebastião e Ilhabela. Para funcionar, a organização possui uma rede de apoio, que conta com voluntários — como os caiçaras da Praia do Bonete e os operadores do turismo — capazes de ajudar a levantar informações sobre os cetáceos.

— Todos eles já passaram por cursos de capacitação, oferecido pelo Projeto Baleia à Vista em conjunto com a prefeitura de Ilhabela. Nós também fazemos essa capacitação com a prefeitura de São Sebastião, em dias diferentes. A gente capacita os operadores de turismo para que eles atuem dentro das normas federais do Ibama para a navegação na presença de cetáceos — conta a bióloga, que ressaltou que sua organização foi a responsável por iniciar essas ações no final de 2016.

Após o avistamento, um outro grupo, formado por colaboradores ligados ao turismo da região, retornou ao mar para fotografar o animal. Segundo a professora, o trabalho foi efetuado em condições difíceis, em mar aberto e revolto, e forneceu as fotos e vídeos necessários para o projeto realizar a fotoidentificação da baleia. Ela recebeu a nomenclatura “ProBaV SP0684”, por ser a baleia-jubarte de número 684 registrada no catálogo.

— A principal ferramenta do Projeto Baleia à Vista são as fotografias. Tanto eu, como o Julio, somos fotógrafos. E a gente também usa as fotografias cedidas por esses colaboradores. Para fazer a fotoidentificação de uma jubarte, precisamos de uma imagem de boa qualidade da parte inferior da calda — destaca Franciso, que comparou as nadadeiras caudais das baleias com as impressões digitais dos seres humanos, já que possuem padrões únicos.

Primeira baleia-jubarte de 2025 chega ao litoral paulista — Foto: Reprodução/Instagram/@projetobaleiaavista
Primeira baleia-jubarte de 2025 chega ao litoral paulista — Foto: Reprodução/Instagram/@projetobaleiaavista

Para o capitão Gabriel Luiz, um dos operadores do turismo presente na equipe que fotografou a baleia, o mais importante é “respeitar o animal e seguir as normas de avistamento”, que orientam interferir o mínimo possível na passagem delas. Além disso, o capitão também destaca que todos possuem o dever de ajudar na conservação da espécie.

— Hoje em dia, o celular virou uma grande ferramenta para ajudar nas pesquisas. Com uma simples foto, podemos identificar características de cada animal, nos dando a oportunidade de saber se ele está saudável ou com algum tipo de problema — conta Luiz.

De acordo com Arlaine Francisco, o movimento conjunto gera bons resultados, já que os operadores de turismo também passam a atuar como fiscalizadores não só das condições dos animais, mas também da conduta de quem está no mar.

— A ciência cidadã amplifica os dados. A gente consegue muito mais dados porque temos “mais olhos” no mar. Eu, se fosse uma cientista solitária, não conseguiria essa quantidade de informações que temos com os colaboradores.

*Estagiário sob a supervisão de Alfredo Mergulhão

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img