25.5 C
Brasília
sábado, maio 3, 2025

Movement Labs afasta cofundador após turbulência no mercado do token MOVE

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

A Movement Labs confirmou a suspensão de seu cofundador, Rushi Manche, após as controvérsias envolvendo um acordo com uma empresa de market making intermediado por ele.

A Movement anunciou a suspensão de Manche em uma publicação no X em 2 de maio, explicando que a “decisão foi tomada à luz dos eventos em andamento”. A medida veio após a decisão da Coinbase de suspender a negociação do token MOVE da Movement Network, citando o descumprimento dos padrões de listagem da plataforma.

Fonte: Movement

A suspensão ocorreu após o anúncio de uma investigação independente solicitada pela Movement Network Foundation sobre um acordo orquestrado por Manche com a Rentech — que ajudou a intermediar um acordo com a market maker Web3Port. A investigação está sendo conduzida pela firma de inteligência privada Groom Lake.

Em seguida, a Web3Port teria vendido os 66 milhões de tokens MOVE que obteve por meio do acordo — cerca de 5% do fornecimento total. A venda resultou em uma pressão de baixa estimada em US$ 38 milhões em dezembro de 2024.

A Groom Lake se recusou a comentar a investigação.

Market makers são agentes controversos no setor cripto

Segundo uma análise recente, a escolha certa de uma market maker pode impulsionar um projeto de criptomoeda, facilitando o acesso a grandes exchanges e fornecendo liquidez essencial para garantir a negociabilidade do token. Por outro lado, com incentivos mal alinhados, market makers podem prejudicar seriamente um projeto em seus estágios iniciais no mercado.

Um relatório do verão de 2024 sugere que até 78% dos novos lançamentos de tokens desde abril de 2024 foram mal executados, com indícios de envolvimento de market makers em parte dos casos.

Ações judiciais apontam manipulação por parte de market makers

Credores da plataforma de empréstimos cripto falida Celsius Network alegaram que a principal market maker do setor, Wintermute, esteve envolvida em wash trading do token da Celsius. Wash trading é uma forma de manipulação de mercado que cria a falsa impressão de que um ativo está sendo negociado com volume mais alto do que realmente está.

Esse está longe de ser o único caso. No fim de 2024, a Fracture Labs, criadora do jogo Web3 Decimated, processou a market maker Jump Crypto, alegando que a empresa orquestrou um esquema de pump and dump usando a moeda do jogo, DIO.

Outro exemplo relevante foi uma reportagem do Wall Street Journal, que afirmou que a DWF Labs — uma das maiores clientes da Binance — participou de manipulação de mercado, wash trading e volumes inflados de negociação no valor de US$ 300 milhões por meio de acordos com projetos cripto. A DWF Labs e a Binance negaram as acusações em maio de 2024.

No mês passado, um tribunal de Massachusetts multou a market maker de criptoativos CLS Global por manipulação fraudulenta de volumes de negociação. No fim de fevereiro, o fundador de um suposto fundo hedge cripto e market maker chamado Gotbit foi extraditado de Portugal para os Estados Unidos, onde enfrenta acusações de manipulação de mercado e conspiração para fraude eletrônica.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img