Duas vezes por ano, milhões de pássaros de todo o planeta embarcam em jornadas épicas de migração e pelo caminho dispersam sementes, controlam insetos e conectam ecossistemas, promovendo o equilíbrio ecológico.
Essa grande migração tem o seu ápice em 10 de maio e 11 de outubro, datas em que a ONU celebra o Dia Mundial das Aves Migratórias.
49% de todas as espécies de aves estão em declínio
Essenciais para sustentar a biodiversidade do planeta, os pássaros, muitas vezes, são interrompidos por obstáculos humanos: poluição, redes de energia elétrica, edifícios de vidro transparente ou refletivo, perda de habitat e mudanças climáticas.
Colisões com vidros em áreas urbanas podem causar até 100 milhões de mortes dessas aves, por ano na Alemanha. Já outras colisões com edifícios matam mais de um bilhão de pássaros, anualmente, nos Estados Unidos
Em todo o mundo, 49% de todas as espécies aladas estão em declínio e cerca de uma em cada oito espécies está ameaçada de extinção.
O Dia Mundial apela por esforços para criar cidades e comunidades amigáveis para as aves.
O poderoso rio Indo abriga muitas espécies de aves migratórias durante o inverno
Migração entre Oriente Médio e Europa
Para as aves que seguem a rota migratória afro-euro-asiática, a cidade turca de Istambul é uma parte importante da jornada.
A cada primavera e outono, milhares de cegonhas e aves de rapina atravessam a estreita faixa de terra entre o Oriente Médio e a Europa. Muitas espécies de águia e falcão sobrevoam a cidade, usando correntes de ar quente para ganhar altitude antes de continuar sua migração.
Aves marinhas esvoaçam acima de enormes navios de carga pelo Estreito de Bósforo. Ali, pássaros menores descansam e reabastecem as forças em parques e jardins urbanos.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, teme que a rápida expansão da cidade, megaprojetos como o Aeroporto Internacional de Istambul e a Ponte Yavuz Sultan Selim, estejam aumentando as pressões sobre a vida selvagem.
Istambul entra em ação
Para combater a ameaça, o município de Istambul lançou um projeto para aumentar a conscientização e a conservação da biodiversidade, incluindo aves migratórias, na área metropolitana.
Um dos focos da campanha serão os pontos de ônibus, que terão os telhados revestidos com grama e flores para atrair pássaros e onde serão exibidos pôsteres e vídeos para apresentar fatos importantes sobre aves migratórias.
O projeto faz parte da iniciativa Generation Restoration Cities do Pnuma, que promove soluções baseadas na natureza para os desafios ambientais em áreas urbanas.
Por meio desse esforço, a agência está trabalhando com 24 cidades, 14 das quais recebem apoio financeiro e técnico direto para implementar soluções.
Istambul também se juntou à Journeys for Life, uma nova iniciativa liderada pela coalizão Governos Locais pela Sustentabilidade, criada para ajudar cidades e regiões na conservação de espécies migratórias vulneráveis.