Enquanto isso, aqueles que muitas vezes agem por impulso não têm resistência durante situações íntimas. Os cientistas dividiram 80 homens com idades entre 18 e 45 anos em quatro subgrupos: aqueles que não sofreram problemas sexuais ou psicológicos, aqueles que ejacularam antes do sexo (dentro de 15 segundos após a penetração), dentro de 15 a 30 segundos e dentro de 30 a 60 segundos.
Aqueles com os tempos mais curtos tenderam a pontuar mais alto nas medidas de impulsividade, particularmente nas áreas de urgência e impulsividade.
Os pesquisadores turcos sugeriram que pode haver uma relação entre baixo autocontrole e ejaculação extremamente rápida, visto que os homens que lutam para controlar seus impulsos tendem a agir sem pensar e são menos propensos a adiar a gratificação sexual.
Ansiedade e depressão também foram mais prevalentes entre homens com a condição.
Em média, aqueles com problemas sexuais pontuaram cerca de seis vezes mais em medidas de depressão e quase cinco vezes mais em ansiedade em comparação aos outros homens.
Os pesquisadores sugeriram ainda que abordagens que melhoram a autorregulação — como a terapia cognitivo-comportamental — podem ajudar os homens a durar mais tempo na cama.