25.9 C
Brasília
segunda-feira, maio 12, 2025

Talibã proíbe xadrez por preocupações com jogos de azar

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O governo do Talibã proibiu o xadrez no Afeganistão em razão de temores de que o jogo seja uma fonte de apostas. As autoridades afirmaram que a proibição permanecerá em vigor por tempo indeterminado, até que se avalie sua compatibilidade com a lei islâmica.

O xadrez é a mais recente modalidade esportiva a ser proibida pelo Talibã, que também restringem mulheres de praticar qualquer esporte.

“Há considerações religiosas em relação ao esporte do xadrez”, afirmou Atal Mashwani, porta-voz da diretoria de esportes do governo Talibã à agência de notícias AFP. Segundo ele, pela lei islâmica da sharia, o xadrez é “considerado um meio de jogo de azar”.

Mashwani se baseia na lei de Propagação da Virtude e Prevenção do Vício (PVPV) aprovada no ano passado para justificar a nova proibição.

“Até que essas considerações sejam abordadas, o esporte do xadrez está suspenso no Afeganistão”, completou.

VEJA TAMBÉM:

No ano passado, as autoridades do país proibiram lutas livres profissionais, tais como artes marciais (MMA), em razão da violência do esporte, que seriam “problemáticas em relação à sharia”.

A proibição veio através de uma legislação aprovada em 2021, na qual proibia  “socos no rosto”.

Medida pode prejudicar estabelecimentos

Azizullah Gulzada, de 46 anos, dono de um café em Cabul, capital do Afeganistão, tem organizado torneio de xadrez informais nos últimos anos, e afirmou, que apesar de respeitar a decisão, a medida pode prejudicará seu estabelecimento.

“Os jovens não têm muitas atividades hoje em dia, então muitos vêm aqui todos os dias. Eles tomavam uma xícara de chá e desafiavam os amigos para uma partida de xadrez”.

Ele também cita o fato do xadrez ser uma modalidade esportiva praticada em diversos países islâmicos.

No último sábado (10), o grupo prendeu 14 pessoas por tocarem instrumentos e cantarem, uma prática proibida desde que o Talibã voltou ao poder.

Músicas são proibidas em locais públicos, nas televisões, rádios (incluindo de automóveis), em shows e restaurantes.

Desde que o Talibã tomou o poder em 2021, autoridades vêm impondo leis rígidas visando atender a sharia.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img