25.9 C
Brasília
segunda-feira, maio 12, 2025

Pets são o principal motivador para seus tutores se movimentarem, segundo estudo feito pela Asics

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Quem ou que te influencia a se movimentar? Segundo a japonesa Asics, os cachorros são o principal motivador de movimento, superando familiares, celebridades e personal trainers. A marca fez uma pesquisa global, em 14 países e abrangendo todos os continentes, que destaca o papel significativo dos pets na quantidade de movimento de seu tutor e o impacto positivo no bem-estar mental humano.

Entre os resultados, destaca que 65% dos donos de cães dizem que ele é seu principal motivador de movimento, 79% dos donos relatam se sentirem menos estressados e 83% se sentem mais felizes após se exercitarem com seus cães.

O estudo também apontou que donos de cachorros têm 31% mais probabilidade de atender às diretrizes de atividade física, com uma média de 210 minutos de exercício por semana.

A pesquisa “Melhor Amigo da Mente” foi realizada em fevereiro e explorou a influência dos cães na motivação para se movimentar. Foram entrevistadas 28 mil pessoas em 14 mercados, incluindo Austrália, Reino Unido, Estados Unidos, Holanda, França, Alemanha, Itália, África do Sul, Espanha, Suécia, Austrália, China, Japão e Brasil.

Cada amostra de mercado foi representativa nacionalmente por idade e gênero (1.000 donos de cães e 1.000 não donos de cães em cada país).

— Ninguém nos motiva mais a nos mover para o corpo e a mente do que nossos amigos caninos. Todos os dias, em todo o mundo, esses animais nos motivam a calçar os tênis, sair de casa e nos movimentar — afirma Gary Raucher, diretor global de marketing da Asics. — Nossa missão é encorajar o maior número possível de pessoas a sentir o poder revigorante do movimento.

No Brasil, os resultados seguem a mesma tendência: 43% dos tutores dizem que seus cachorros são um dos principais motivadores para se movimentar, ficando atrás apenas da família ou amigos (48%), mas muito à frente de celebridades (7%) e personal trainers (9%).

Além disso, 72% dos brasileiros que não possuem cães afirmam que se exercitariam mais se tivessem um.

O estudo também revela que tutores brasileiros são 29% mais propensos a atingirem as diretrizes recomendadas de atividade física — acumulando, em média, 200 minutos de atividade por semana, em comparação a 150 minutos entre os que não têm cães.

Segundo a marca, os resultados foram analisados ​​pelo professor Brendon Stubbs, do King’s College London, com base em uma pontuação até 100 — uma medida geral de bem-estar mental, calculada com base na média acumulada de dez características cognitivas e emocionais, positividade, contentamento, relaxamento, foco, compostura, resiliência, confiança, atenção, calma e energia.

Assim, ele apontou que os donos de cachorro possuem pontuações em média 18% mais altas do que os não donos (61/100 x 51/100), sendo que 4 em cada 5 donos (81%) afirmam que se exercitar com seu cão melhora seu bem-estar mental.

—A pesquisa da Asics revela o quanto os cães influenciam nossos níveis de atividade física e nosso estado mental. Os donos desse pet são muito mais propensos a cumprir as recomendações de atividade física e têm um humor significativamente mais elevado. De fato, 84% dos donos sentem uma melhora no humor depois de se movimentarem com seus cães — declarou Stubbs.

Marca anuncia cachorro como “embaixador”

Assim, a Asics anuncia nesta segunda-feira um novo embaixador: um cachorro chamado Felix, da raça Samoieda. E ainda convida as pessoas a indicarem seus próprios cães para se tornarem embaixadores oficiais. A marca não explicou como será feita a seleção.

Felix, com sua pelagem branca, fofa e seu espírito aventureiro, mora com seus tutores, Julia e Sven. Tem 7 anos e já viajou para 36 países. Tem um perfil próprio no Instagram.

Segundo seus tutores, Felix “tem energia de sobra, ama fazer caminhadas diárias, esteja ele em trilhas nas montanhas, parques ou em paisagens cobertas de neve”.

— Sua paixão por se exercitar é tão contagiante que ele se tornou o principal motivador de movimento para seus tutores, inspirando-os a se levantar, sair de casa e se movimentar todos os dias. Esse estilo de vida ativo e alegre representa exatamente a missão da Asics: incentivar o movimento para o bem-estar da mente — comenta Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics América Latina ao GLOBO.

Cada selecionado receberá um kit oficial da campanha, com equipamentos e acessórios personalizados, além de um par de tênis Asics para seu tutor. Para nomear seu cachorro, acesse o formulário nesse link.

De acordo com dados da campanha, cada imagem compartilhada com #MindsBestFriend desbloqueará uma contribuição de £ 5/€ 5/$ 5 (cerca de R$ 30) para instituições de caridade de saúde mental no Reino Unido, EUA e Holanda. O desafio #MindsBestFriend vai até 12 de julho de 2025.

— Achamos fascinante também o impacto social. 58% dos tutores brasileiros dizem sentir que é o cachorro quem leva eles para passear, o que mostra como o pet realmente assume o papel de motivador ativo. Também vimos que os sinais que os cachorros dão, como abanar o rabo ou trazer a própria guia, são praticamente irresistíveis para os tutores: mais da metade não consegue dizer “não” quando isso acontece — conta Constanza.— Além disso, no Brasil, 79% dos tutores dizem que estão mais propensos a interagir com outras pessoas durante os passeios com seus cães, e 88% afirmam que isso melhora o humor. Ou seja, o cachorro não só estimula o movimento e melhora a saúde mental, mas também ajuda a criar conexões humanas no dia a dia, o que é extremamente valioso, especialmente num mundo cada vez mais digital.

Segundo a marca, além de “reconhecer o impacto positivo que os cães têm em nosso bem-estar mental por meio do nosso programa de indicação de embaixadores, também estamos apoiando a Dogs Trust Worldwide para ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar dos cães ao redor do mundo”.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img