20.4 C
Brasília
sábado, maio 17, 2025

Com a desistência de Luis Arce, MAS nomeia ministro à disputa da presidência da Bolívia

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O partido político que governa a Bolívia com Luis Arce, o Movimento ao Socialismo (MAS), designou na sexta-feira o ministro do Governo Eduardo del Castillo como seu candidato presidencial para as eleições marcada para o dia 17 de agosto.

A escolha ocorreu após Arce ter desistido de tentar a reeleição, por conta de uma grave crise econômica que levou a protestos dos cidadãos, e minou a sua popularidade.

Grover García, principal dirigente do MAS, fez o anúncio da candidatura durante um comício improvisado na praça principal da capital La Paz, em frente ao Palácio Presidencial Quemado, onde se concentravam dezenas de correligionários.

— Após um processo de consulta às nossas organizações sociais, apresentamos o colega Eduardo del Castillo como nosso candidato presidencial — disse o dirigente do MAS.

Del Castillo, um advogado de 36 anos que liderou o Ministério do Governo depois de Arce ter assumido o poder em novembro de 2020, estava presente ao ato de apoio. Ele manifestou gratidão pela decisão do partido e pela confiança depositada nele e no líder camponês Milán Berna, seu companheiro de candidatura. O agora pré-candidato presidencial anunciou a sua demissão do cargo de ministro.

O MAS deverá registar sua candidatura e a dos candidatos a senadores e deputados no Tribunal Supremo Eleitoral até segunda-feira, 19 de maio, como todos os outros partidos.

Com Del Castillo, a esquerda boliviana tem agora três pré-candidaturas. Os outros dois são o jovem presidente do Senado Andrónico Rodríguez, que ainda não tem partido definido, e o ex-presidente Evo Morales, embora o líder cocaleiro tenha tido sua candidatura previamente invalidada pelos tribunais, mas insiste em registar o seu nome para as próximas eleições.

Candidaturas de oposição

Os pré-candidatos de direita e centro-direita mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais são o empresário Samuel Doria Medina e o ex-presidente Jorge Quiroga.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img