23.5 C
Brasília
quarta-feira, maio 28, 2025

Devs do Bitcoin, Dogecoin, Ethereum Classic e maiores mineradores do mundo se unem para impulsionar ecossistema

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Uma nova coalizão global composta por pools de mineração, projetos blockchain, mineradores, prestadores de serviços e fabricantes de hardware lançou nesta semana a Proof of Work Alliance, um fórum com o objetivo de acelerar pesquisas, desenvolvimento técnico e o crescimento dos sistemas baseados em proof of work (PoW), começando pelo Bitcoin.

A iniciativa foi liderada pela Fractal Bitcoin, com a participação de membros fundadores representando importantes protocolos blockchain PoW, como Bitcoin, Dogecoin, Ethereum Classic. Os membros fundadores incluem: Fractal Bitcoin, além de F2Pool, SpiderPool, ElphaPex Miner, Ipollo, Bitmars, Fortitude Mining, StandardHash, BIT Exchange, ETC Cooperative e Psy Protocol. Esses membros representam uma parte significativa da atividade de mineração global, abrangendo operações de infraestrutura essenciais na Ásia, América do Norte, América do Sul e Europa.

A Proof of Work Alliance reúne pools de mineração, projetos blockchain, mineradores, prestadores de serviços e fabricantes de hardware para fomentar pesquisa aplicada, coordenação intersetorial e viabilização prática tanto para redes PoW estabelecidas quanto emergentes.

Segundo o comunicado, um dos principais objetivos é expandir o próprio ecossistema PoW, facilitando a adoção por novos projetos ao eliminar barreiras estruturais e de percepção.

Bitcoin e PoW

Os membros fundadores destacam que apesar de sua segurança o PoW muitas vezes é mal compreendido ou subestimado. Projetos que pretendem adotar esse modelo enfrentam um clássico dilema de coordenação: sem hardware, apoio de pools de mineração e uma taxa de hash comprometida, iniciar uma cadeia PoW é um desafio quase intransponível.

“A Aliança surge justamente para oferecer um caminho claro e colaborativo para equipes que desejam construir sobre o mecanismo de consenso mais testado e robusto do universo cripto”, afirma o comunicado.

Por isso, as áreas iniciais de pesquisa e defesa da Aliança se concentrarão na correção de equívocos sobre o Proof of Work, demonstrando suas vantagens econômicas e de segurança, enfrentando desafios regulatórios e transfronteiriços, e apoiando a próxima geração de protocolos nativos PoW.

Isso inclui a exploração de mineração energeticamente eficiente, novos algoritmos PoW e o conceito de “venture mining” como um mecanismo catalisador para lançar novos projetos.

“Esta não é apenas mais uma força-tarefa — é um sinal ao mercado de que a infraestrutura PoW não está parada. Por muito tempo, o PoW foi tratado como algo ossificado — poderoso, mas intocável. Esta Aliança muda isso. Ela coloca a inovação de volta no roteiro”, disse Spencer Yang, da Fractal Bitcoin.

Embora o foco inicial esteja na troca de conhecimento e na coordenação, os membros da Aliança já estão explorando oportunidades de pesquisa cofinanciadas, baseadas em experiências anteriores, como o apoio a estudos fundamentais, entre eles o Cambridge Bitcoin Electricity Consumption Index. Nos próximos 12 meses, a Aliança pretende expandir sua base para 15 a 20 entidades entre os líderes nos setores de mineração e infraestrutura.

A Aliança realizará encontros regulares para alinhar prioridades comuns e compartilhar boas práticas em design de protocolos, sustentabilidade da infraestrutura e gestão de hashrate. Um encontro inaugural está sendo planejado para o final deste ano, com o objetivo de apresentar os primeiros resultados e alinhar prioridades estratégicas.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img