A Adidas, nesta segunda-feira (26), alerta clientes sobre a possibilidade de que seus dados tenham sido acessados indevidamente por meio de uma violação relacionada a um provedor terceirizado de serviços contratado pela gigante alemã. Os emails começaram a ser enviados na última sexta-feira (23).
“Prezado cliente, estamos escrevendo para informá-lo sobre um problema do qual tomamos conhecimento em 23.05.2025 e que pode ter afetado alguns de seus dados”, diz a fabricante de calçados, roupas esportivas e acessórios, na mensagem. A marca não fornece muitos detalhes sobre como a exposição aconteceu, revelando apenas que uma “parte externa não autorizada” acessou as informações.
Quais dados de clientes da Adidas vazaram?
Na sequência do texto, a companhia diz que nenhuma informação associada a pagamentos foi exposta, garantindo que números de cartões de crédito não foram acessados pelos invasores. As senhas utilizadas pelos clientes para acesso à conta na loja online da marca também não foram violadas.
- Por outro lado, é possível que dados como nome, endereço de email, número de telefone, data de nascimento e sexo tenham sido comprometidos;
- As pessoas afetadas são aquelas que entraram em contato com o help desk de atendimento da marca no passado;
- A empresa não detalhou qual período de atendimento da plataforma teve os dados acessados sem autorização;
- Também não há informações sobre como a invasão ao sistema aconteceu, se devido a erro humano ou exploração de vulnerabilidades.
A Adidas afirma ter tomado “medidas proativas e imediatas para investigar e conter o incidente” assim que ficou sabendo da violação. As ações incluíram reforçar a segurança do sistema impactado, para garantir a privacidade dos dados dos clientes.
Outra medida foi notificar os consumidores que podem ter sido alvo da exposição. Algumas pessoas receberam a mensagem na semana passada, enquanto outras serão alertadas ao longo dos próximos dias.

O que os clientes afetados devem fazer?
De acordo com a Adidas, não é necessário tomar nenhuma medida imediata caso você tenha recebido o email notificando sobre o possível vazamento de dados. Porém, a fabricante destacou a importância de se manter alerta em relação ao envio de mensagens suspeitas.
Os invasores podem aproveitar as informações expostas para a aplicação de diferentes tipos de golpes, usando métodos de engenharia social. Dessa forma, vale desconfiar caso você receba algum tipo de mensagem supostamente se passando pela marca alemã.
“Como lembrete, a Adidas nunca entrará em contato diretamente com você para solicitar que nos forneça informações financeiras, como detalhes do seu cartão de crédito, informações de contas bancárias ou senhas”, finalizou a empresa, no comunicado.
Em caso de dúvida, é possível se comunicar com a marca pelos telefones (11) 5546-3700, se você estiver em São Paulo, e 0800-8-234-327 se residir em outras localidades. Também há a opção de contato por meio da central de atendimento no site da Adidas.
Gostou do conteúdo? Então, compartilhe a notícia com os amigos nas redes sociais e interaja com a gente nos perfis oficiais do TecMundo.