As Forças de Defesa de Israel (FDI) anunciaram nesta segunda-feira (30) que frustraram um ataque terrorista e desmantelaram um laboratório de explosivos em Ramallah, na região central da Cisjordânia. A operação, realizada pelo 7114º Batalhão da Brigada Binyamin em parceria com o serviço de inteligência Shin Bet, resultou na prisão de vários suspeitos ligados ao planejamento de atentados contra civis e militares israelenses.
Segundo informações do Exército, o laboratório localizado em Ramallah continha materiais usados para fabricação de bombas. As autoridades destacam que a ação faz parte dos esforços para impedir ataques e garantir a segurança dos cidadãos israelenses. Além disso, a FDI e a Administração Civil — órgão do Ministério da Defesa responsável por assuntos civis de israelenses e palestinos na região — realizaram fiscalizações em Silwad, vila ao nordeste de Ramallah, para coibir construções ilegais usadas como cobertura para ataques com pedras contra veículos israelenses na Rota 60.
Após esses episódios, o comandante do Comando Central das FDI, general Avi Bluth, determinou novas ações para reforçar a segurança. “Nenhum país civilizado pode tolerar atos violentos e anárquicos como o incêndio de instalações militares, danos à propriedade das FDI e ataques ao pessoal de segurança por parte de cidadãos do país”, afirmou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em resposta aos eventos do fim de semana.