24.5 C
Brasília
quinta-feira, julho 3, 2025

Brasileiros em Portugal: como linha dura com regras de imigração dificulta planos e afeta comunidade – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Família em unidade da Agência para Integração, Migrações e Asilo (AIMA); regularização do status migratório de parentes deve ser dificultado

    • Author, Joana Rei
    • Role, De Madri (Espanha) para a BBC News Brasil

A curitibana Caroline, de 37 anos, tem permissão para morar em Portugal, emprego, casa própria e noivo no país europeu. Entretanto, diante de uma nova política migratória anunciada recentemente pelo governo de lá, considera que sua “vida está em suspenso”.

A mudança que tem tirado o sono da engenheira eletrônica é o plano do governo português de dificultar o acesso ao reagrupamento familiar — a solicitação para que parentes possam viver em Portugal também — por parte dos imigrantes regularizados no país.

Caroline, que pediu para não ter o sobrenome identificado na reportagem, relata que já vinha enfrentando burocracia e lentidão para regularizar a permanência da mãe em Portugal. Agora, a nova política migratória traz ainda mais incertezas sobre o futuro.

“Em outubro do ano passado ela teve um acidente, teve de passar por várias cirurgias e ainda está em reabilitação. Tem 70 anos e não pode morar sozinha. Eu sou filha única, ela é viúva e, por isso, a única solução foi trazer ela para cá”, conta a curitibana, que vive em Portugal há cinco anos.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img