O relatório de empregos oficial dos Estados Unidos, o “payroll”, referente a junho é o principal indicador desta quinta-feira. Além disso, dados de atividade do setor de serviços dos Estados Unidos devem ser acompanhados. Vale notar que as bolsas de Nova York devem fechar mais cedo, às 14h (de Brasília), devido ao feriado do Dia da Independência, na sexta-feira. Veja, abaixo, os principais destaques desta quinta-feira:
S&P Global divulga PMIs de serviços e composto do Brasil de junho – A S&P Global comunica, às 10h, o Índice dos Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços e composto do Brasil de junho. No mês anterior, O PMI de serviços registrou 49,6, permanecendo em território de contração, embora acima dos 48,9 registrados em abril. O PMI Composto ficou em 49,1 em maio, apresentando pouca alteração em relação ao resultado de abril de 49,4, sinalizando outro declínio marginal na atividade agregada.
Tesouro realiza leilão tradicional de LTN e NTN-F – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h45 leilão tradicional de Letras do Tesouro Nacional (LTN) e Notas do Tesouro Nacional Série F (NTN-F). As LTN que serão ofertadas têm vencimentos nos dias 1º de outubro de 2026; 1º de outubro de 2027; 1º de julho de 2029 e 1º de janeiro de 2032. As NTN-F vencem em 1º de janeiro de 2031 e 1º de janeiro de 2035. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na sexta-feira.
BCE divulga ata – às 8h30, Banco Central Europeu divulga ata de reunião de política monetária da zona euro.
EUA divulgam pedidos de seguro-desemprego – às 9h30, BLS divulga pedidos iniciais de seguro-desemprego na semana até 27 de junho. Na semana anterior: 245 mil.
EUA divulgam criação de empregos – às 9h30, BLS divulga relatório Payroll com dados de criação de empregos nos Estados Unidos referente a junho. No relatório de maio: +139 mil.
EUA divulgam desemprego – às 9h30, BLS divulga relatório payroll com taxa de desemprego nos Estados Unidos referente a junho. No relatório de maio: 4,2%.
EUA divulgam salário médio – às 9h30, BLS divulga relatório Payroll com dados de salário médio por hora nos Estados Unidos referente a junho. No relatório de maio: +0,4% (m/m) e +3,9% (a/a).
EUA divulgam balança comercial – às 9h30, BEA divulga balança comercial dos Estados Unidos referente a maio. Na leitura de abril: -US$ 61,6 bilhões.
EUA divulgam PMI composto – Às 10h45, S&P Global divulga PMI composto dos Estados Unidos referente a junho em leitura final. Na leitura de maio: 53,0 pontos.
EUA divulgam PMI de serviços – Às 10h45, S&P Global divulga PMI de serviços dos Estados Unidos referente a junho em leitura final. Na leitura de maio: 53,7 pontos.
EUA divulgam encomendas à indústria – às 11h, Census Bureau divulga dados de encomendas à indústria nos Estados Unidos referente a maio. No relatório de abril: -3,7% (m/m).
EUA divulgam atividade de serviços – às 11h, ISM divulga índice de atividade do setor de serviços nos Estados Unidos referente a junho. Na leitura de maio: 49,9 pontos.
Fed/Bostic discursa – às 12h, presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursa em evento.
Mercados fecham mais cedo nos EUA – Mercados fecham mais cedo nesta quinta-feira, por volta de 14h, devido ao feriado do Dia da Independência, na sexta-feira (4).
Lula cumpre agenda do Mercosul em Buenos Aires – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa às 8h de café da manhã oferecido ao presidente do Paraguai, Santiago Peña, na residência oficial do Brasil em Buenos Aires. Às 10h, tem sessão plenária da cúpula de presidentes dos países do Mercosul e dos estados associados, no Palácio San Martín. Às 12h50, participa de cerimônia de transmissão da presidência pro tempore da Argentina para o Brasil, no Palácio San Martín. Às 15h, Lula parte para o Rio de Janeiro.
Haddad tem reuniões com ministros de Rússia e China – O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem duas reuniões bilaterais no Rio de Janeiro. Às 15h, ele terá reunião com o ministro das Finanças da Rússia, Anton Siluanov. Às 17h, a reunião é com o ministro das Finanças da China, Lan Foan. Os encontros acontecem no Hotel Fairmont Copacabana.
Galípolo e diretores têm reunião com Associação Brasileira de Bancos – O presidente do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, participa às 10h desta quinta-feira de reunião com representantes da Associação Brasileira de Bancos (ABBC), na sede da autoridade monetária, em Brasília, para tratar de assuntos institucionais.
Os diretores Ailton De Aquino Santos (Fiscalização), Gilneu Francisco Astolfi Vivan (Regulação), Izabela Moreira Correa (Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta), Paulo Picchetti (Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos), Renato Dias De Brito Gomes (Organização do Sistema Financeiro e Resolução) e Rodrigo Alves Teixeira (Administração) participam, presencialmente ou de maneira virtual, com Galípolo da reunião com a ABBC.
Vivan participa às 11h30 de reunião com representantes do Santander, em São Paulo. O diretor Diogo Guillen (Política Econômica) tem deslocamento para o Brasil. O diretor Nilton José Schneider David (Política Monetária) tem despachos internos.