20.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 4, 2025

FOTO: Astronauta fotografa raro fenômeno luminoso do Espaço

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

A astronauta da NASA Nichole ‘Vapor’ Ayers flagrou, direto da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), um raro fenômeno que aconteceu durante uma tempestade entre México e Estados Unidos.

“Temos uma vista privilegiada acima das nuvens, disse a astronauta” (Imagem: Triff/Shutterstock)

Ayers publicou a imagem nesta quinta-feira (3) no X. “É só. Sério. Uau. Quando fomos ao México e aos EUA esta manhã, peguei este sprite”, escreveu na publicação, além de dar uma breve explicação sobre o fenômeno, chamado de sprite.

“Temos uma vista privilegiada acima das nuvens, então, os cientistas podem usar esse tipo de imagem para entender melhor a formação, as características e a relação dos TLEs com as tempestades”, prosseguiu.

Sprite? O que é o fenômeno avistado por astronauta direto do Espaço

  • Sprite é um fenômeno conhecido por ser um evento luminoso transiente (TLE, na sigla em inglês);
  • Ele ocorre entre 50 km e 90 km de altitude, ficando, portanto, muito acima dos relâmpagos que estamos acostumados a ver aqui da Terra;
  • Eles são causados por atividade elétrica intensa ocorrida durante tempestades e são visíveis sob certas condições. Em geral, do alto de montanhas, aviões, ou no Espaço, como foi o caso;
  • As descargas excitam as moléculas de nitrogênio na atmosfera. Quando elas desenergizam, liberam luz;
  • Com isso, um forte brilho azul ocorre perto das nuvens, onde o ar é mais denso, ao passo em que feixes vermelhos surgem em altitudes maiores, dado o ar mais rarefeito.
Raio caindo em uma montanha
Fenômeno ocorre acima dos raios que vemos em terra Imagem: Menno van der Haven/Shutterstock)

Leia mais:

A seguir, veja, em mais detalhes, a foto do raro fenômeno:

Fenômeno sprite visto do Espaço
Fenômeno ocorre durante tempestades e fica acima dos raios (Imagem: Reprodução/Nichole ‘Vapor’ Ayers/X)

O que são “super-raios”? Conheça o fenômeno mais bonito das tempestades

Quando o céu começa a se fechar e a chuva se aproxima, logo as nuvens ganham o brilho intenso dos raios, as descargas elétricas de grande intensidade que podem acontecer entre nuvens ou entre uma nuvem e o solo. Eles são um fenômeno natural, que podem ser vistos em formas irregulares e ramificadas, podendo percorrer distâncias da ordem de 5 km.

De forma técnica, os raios acontecem quando a rigidez dielétrica do ar é quebrada e as cargas elétricas fluem entre as nuvens e o solo. Eles podem ser perigosos para pessoas e animais, já que produzem diversos tipos de radiação eletromagnética e possuir uma carga elétrica muito potente.

O Brasil é um dos países com a maior incidência de raios por ano, sendo 77,8 milhões todos os anos. A maior parte deles atinge a região Norte, onde algumas cidades chegam a receber milhares de raios em um só dia.

Além disso, em termos de distância, o maior raio do mundo aconteceu no Brasil no dia 31 de outubro de 2018, quando cruzou os céus por 709 km de leste a oeste da Região Sul, indo do Oceano Atlântico até a Argentina. O país também recebe com frequência os chamados super-raios, que são versões mais potentes dos já conhecidos e comuns que aparecem quando chove. Saiba mais sobre esse fenômeno abaixo!

Leia a reportagem completa aqui




[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img