12.5 C
Brasília
domingo, julho 6, 2025

Haddad diz que houve avanços dentro do Brics sobre tributação de indivíduos de altíssima renda

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado (5) que houve avanços dentro dos Brics sobre a necessidade de tributação de indivíduos de altíssima renda e confirmou que a trilha financeira do bloco manifestará, por meio de uma declaração conjunta, apoio às negociações da convenção tributária da Organização das Nações Unidas (ONU). A informação foi antecipada pelo Valor na quinta-feira (3).

“O Brics confirma sua vocação de defesa do multilateralismo ao manifestar apoio ao estabelecimento de uma Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Cooperação Internacional em Matéria Tributária”, disse Haddad em seu discurso de abertura durante a 1ª Reunião dos Ministros de Finanças e Governadores de Bancos Centrais do Brics.

“Trata-se de um passo decisivo rumo a um sistema tributário global mais inclusivo, justo, eficaz e representativo – uma condição para que os super-ricos do mundo todo finalmente paguem sua justa contribuição em impostos”, destacou.

Ainda na área econômica, o ministro mencionou que estão trabalhando para facilitar o comércio e o investimento entre os países do Brics.

Outra novidade é que a trilha financeira do Brics apresentará um documento inédito, chamado “Visão do Rio de Janeiro para o FMI”. Conforme mostrou o Valor ontem, é uma forma de garantir que haja voz uníssona entre os países do Brics nos fóruns de governança global e nos bancos multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

“Atuando juntos, nós podemos ampliar a voz dos países emergentes e em desenvolvimento no FMI. Podemos ainda promover uma governança mais justa e transparente dessa instituição que continua sendo fundamental como o centro da rede de proteção financeira global“, relatou o chefe da equipe econômica do governo Lula.

Na frente climática, Haddad disse que os países estão “desenvolvendo instrumentos inovadores para acelerar a transformação ecológica”, entre eles o Tropical Forest Forever Facility (TFFF, na sigla em inglês).

Na área social, os ministros falaram sobre formas de mobilizar as finanças públicas e privadas para garantir segurança alimentar, proteção social e oportunidades econômicas para todos.

O Brics é formado atualmente por onze países – Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. A reunião de ministros de Finanças e presidentes de BC antecede à Cúpula de Líderes de Estado, que começa amanhã (6). A comunicado final e as declarações da trilha financeira serão divulgados no fim deste sábado.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img