10.5 C
Brasília
segunda-feira, julho 7, 2025

Nos Brics, Lula critica ‘corrida armamentista’ da Otan celebrada por Trump: ‘Temor de catástrofe nuclear voltou’ – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Rafa Neddermeyer/BRICS Brasil/Presidência da República

Legenda da foto, Presidente Lula, no discurso de abertura da Cúpula dos Brics, neste domingo (6/7),

    • Author, Leandro Prazeres e Mariana Schreiber
    • Role, Enviados da BBC News Brasil ao Rio de Janeiro

“A recente decisão da Otan alimenta a corrida armamentista. É mais fácil destinar 5% do PIB para gastos militares do que alocar os 0,7% prometidos para Assistência Oficial ao Desenvolvimento. Isso evidencia que os recursos para implementar a Agenda 2030 existem, mas não estão disponíveis por falta de prioridade política”, disse Lula.

“É sempre mais fácil investir na guerra do que na paz”, complementou.

A crítica de Lula foi em resposta à decisão da Otan, no final de junho, de aumentar os gastos em defesa dos países que fazem parte do tratado para 5% dos seus produtos internos brutos (PIB). A Otan é uma aliança militar composta por 32 países incluindo os Estados Unidos, Canadá e nações europeias.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img