O presidente americano, Donald Trump, em publicação feita no último domingo (6), ameaçou impor uma tarifa adicional de 10% a “qualquer país que se alinhar às políticas antiamericanas do Brics”.
“Qualquer país que se alinhar com as políticas antiamericanas do Brics deverá pagar uma tarifa adicional de 10%. Não haverá exceções a esta política”, escreveu Trump em sua própria rede social, a Truth Social.
No último domingo, o bloco econômico celebrou sua 17ª Reunião de Cúpula no Rio de Janeiro, e o tema da primeira sessão plenária foi “Paz e Segurança, e Reforma da Governança Global”. A Arábia Saudita, principal aliada americana no Oriente Médio optou por se ausentar da discussão.
O bloco, em sua declaração final, expressou suas “sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da Organização Mundial do Comércio”.
A declaração também condena os ataques sofridos pelo Irã sem citar diretamente tanto os Estados Unidos quanto Israel.
O ditador russo, Vladimir Putin, que participou da reunião de maneira remota, em razão de seu mandado de prisão emitido pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), defendeu a desdolarização e afirmou que o o mundo unipolar – concentrado nos Estados Unidos e a globalização liberal estão em queda.
“[O mundo unipolar] está sendo substituído por um mundo multipolar mais justo. Tudo indica que o modelo de globalização liberal está se tornando obsoleto, o centro da atividade empresarial está se deslocando para os mercados em desenvolvimento, o que está desencadeando uma poderosa onda de crescimento, inclusive nos países do Brics”, disse o ditador russo.