14.5 C
Brasília
terça-feira, julho 8, 2025

Trump anuncia tarifas de 25% sobre produtos do Japão e Coreia do Sul

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O presidente Donald Trump anunciou nesta segunda-feira (7) suas primeiras medidas contra países que não negociaram acordos comerciais com os Estados Unidos. Os primeiros afetados são dois aliados americanos, Japão e Coreia do Sul, que enfrentarão novas tarifas de 25% sobre exportações a partir do dia 1º de agosto.

Trump fez o anúncio na Truth Social, onde expôs cartas enviadas às duas nações. “Por favor, entendam que o número de 25% é muito menor do que o necessário para eliminar a disparidade do déficit comercial que temos com o seu país”, diz um trecho do documento.

O líder republicano acrescentou que as tarifas poderiam ser evitadas se os dois países passassem a fabricar produtos dentro dos Estados Unidos. “Não haverá tarifa se a Coreia do Sul ou o Japão ou empresas em seus países decidirem construir ou fabricar produtos nos Estados Unidos e, de fato, faremos todo o possível para obter aprovações de forma rápida, profissional e rotineira — em outras palavras, em questão de semanas”..

No dia 2, o presidente já havia antecipado que o Japão poderia sofrer cobranças de 30% a 35%, descrevendo o país asiático como “mimado” na ocasião.

Na semana passada, o presidente americano também antecipou que começaria a enviar cartas às nações que não firmaram acordos com os Estados Unidos como forma de pressão.

Trump deu um prazo até a próxima quarta-feira (9) para os países finalizarem suas propostas, no entanto o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse neste domingo (6) que todos os impostos anunciados em abril entrarão em vigor em 1º de agosto, informação que deve ser confirmada ainda nesta tarde, de acordo com Karoline Leavitt, secretária de imprensa da Casa Branca.

Ela também informou que o presidente enviaria cartas a “aproximadamente 12 outros países” sobre as tarifas que eles enfrentarão se não negociassem acordos comerciais com os Estados Unidos até o novo prazo.

Em entrevista à CNBC, nesta segunda, Bessent acrescentou que a Casa Branca fará vários anúncios sobre seus parceiros comerciais nas próximas 48 horas. “O presidente Trump enviará cartas a alguns de nossos parceiros comerciais indicando que, se eles não avançarem, voltarão ao nível tarifário de 2 de abril em 1º de agosto”, disse o secretário do Tesouro.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img