Dircinha Welter/Getty Images
Acessibilidade
O Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek, em Brasília, foi classificado como o 4º melhor do mundo no ranking AirHelp Score 2025, elaborado pela empresa de consultoria especializada em direitos de passageiros aéreos. O terminal da capital federal foi o único representante brasileiro entre os dez primeiros colocados — uma queda significativa para o país, que em 2022 e 2023 contou com quatro aeroportos no top 10.
A avaliação, baseada na opinião de cerca de 13,5 mil usuários, levou em conta dados de 250 aeroportos em 68 países, no período de 1º de junho de 2024 a 31 de maio de 2025. Os critérios incluíram pontualidade dos voos, qualidade do serviço (limpeza, acessibilidade, tempo de espera, equipe e atendimento) e oferta de alimentação e lojas.
O aeroporto de Brasília recebeu nota final de 8,47, com destaque para a pontualidade (8,6), seguida pela qualidade dos serviços (8,3) e alimentação e lojas (8,2). O terminal subiu uma posição em relação ao levantamento anterior, consolidando sua presença entre os melhores do mundo.
Apesar do bom desempenho da capital, o cenário geral dos aeroportos brasileiros é de declínio. Em 2024, o país tinha dois terminais no top 10; nos dois anos anteriores, eram quatro. Agora, apenas Brasília figura entre os dez primeiros.
Entre os 20 melhores aeroportos do mundo, ainda aparecem Val-de-Cans (Belém), em 13º lugar — queda de quatro posições —, e o Santos Dumont (Rio de Janeiro), que se destacou ao subir 23 posições, alcançando o 17º lugar.
Outros aeroportos brasileiros aparecem no top 100, como Pinto Martins (Fortaleza, 24º), Galeão (Rio de Janeiro, 29º), Afonso Pena (Curitiba, 46º), Guararapes (Recife, 47º), Guarulhos (61º), Congonhas (63º), Hercílio Luz (Florianópolis, 72º), Viracopos (Campinas, 73º) e Tancredo Neves (Belo Horizonte, 77º). O Luís Eduardo Magalhães (Salvador) ficou na 113ª posição, enquanto o Salgado Filho (Porto Alegre) caiu para 216º após ter ficado fechado por meses devido às enchentes no Rio Grande do Sul.
Segundo a AirHelp, a pontualidade dos voos tem sido o fator de maior peso nas variações do ranking. O fechamento parcial ou total de terminais, como ocorreu em Porto Alegre, também afeta diretamente o desempenho das unidades brasileiras.
Top 10 aeroportos do mundo em 2025:
Aeroporto da Cidade do Cabo – África do Sul
Aeroporto de Hamad – Doha, Catar
Aeroporto Rei Khaled – Riade, Arábia Saudita
Aeroporto de Brasília – Brasil
Aeroporto de Mascate – Omã
Aeroporto de Tocumen – Cidade do Panamá
Aeroporto King Shaka – Durban, África do Sul
Aeroporto de Salt Lake City – EUA
Aeroporto de Bergen – Noruega
Aeroporto Rei Fahd – Dammam, Arábia Saudita