Depois do dia mais curto da Terra, agora acontece a Lua do Veado. A Lua cheia de julho, tradicionalmente conhecida como “Lua Cheia do Veado”, é um fenômeno que começa no entardecer desta quinta-feira (10) e permanece visível ao longo da noite.
Esta será a Lua cheia mais distante do Sol em 2025, visto acontecer após o fenômeno “afélio” – ponto da órbita da Terra em que o planeta está mais longe do astro.
Sua aparência maior e mais avermelhada/alaranjada se comparada às tradicionais Luas cheias, têm seu ápice às 17h30 (horário de Brasília). Entretanto, o melhor momento para contemplá-la do Brasil será após o pôr do sol.
De onde vem o nome “Lua Cheia do Veado?”
A Lua cheia de julho, conhecida como ‘Lua do Veado’, recebe esse nome por coincidir com a época em que os veados do Hemisfério Norte começam a desenvolver novos chifres.
A origem, de fato, vem dos povos indígenas da América do Norte que costumavam nomear os fenômenos – especialmente os do calendário lunar – com base em eventos naturais que ocorriam naquela época do ano.
Além de ‘Lua do Veado’, o fenômeno também é conhecido como ‘Lua do Trovão’ ou ‘Lua das Ervas’. O primeiro nome faz alusão às tempestades típicas dessa época do ano na América do Norte. Já o segundo tem origem Celta e se refere ao período considerado ideal para a colheita de plantas medicinais.
Como assistir à lua cheia – ou Lua Cheia do Veado – de julho?
Para ter a melhor experiência ao observar a Lua Cheia do Veado, em que o satélite natural da Terra estará em uma de suas posições mais distantes do Sol em 2025, siga estas dicas:
- Escolha o local ideal: procure um ambiente com baixa poluição luminosa e longe de grandes edifícios que possam obstruir a visão. Áreas rurais ou parques urbanos afastados das luzes da cidade são as melhores opções;
- Use equipamentos (opcional): embora a Lua Cheia seja visível a olho nu, binóculos ou um telescópio podem aprimorar significativamente a observação, permitindo que você veja mais detalhes da superfície lunar;
- Consulte a previsão do tempo: verifique se o céu estará limpo no anoitecer desta quinta-feira (10). Condições de céu sem nuvens são essenciais para uma boa visibilidade.
Quais são os nomes das próximas Luas cheias?
Como há uma Lua cheia a cada mês e os povos indígenas costumavam nomeá-las com base em eventos naturais característicos de cada período, ainda restam cinco Luas cheias a serem observadas neste ano. São elas:
- Lua do Esturjão: ocorre em agosto, época em que o esturjão – tipo de peixe – é facilmente capturado;
- Lua da Colheita: acontece em setembro, sendo ótima para os agricultores, visto seu adicional de luminosidade para que pudessem colher;
- Lua do Caçador: ocorre em outubro, período ideal para a caça antes do inverno no Hemisfério Norte;
- Lua do Castor: acontece em novembro, época em que os povos do Hemisfério Norte observavam os castores construindo suas tocas e represas antes do inverno;
- Lua Fria: ocorre em dezembro, representa o início do inverno no Hemisfério Norte.