21.5 C
Brasília
sexta-feira, julho 11, 2025

Massacre de Srebrenica: ‘Encontrei boinas, sapatos e bengalas’: a descoberta de maior genocídio pós-2ª Guerra Mundial na Europa – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, JOE KLAMAR/AFP via Getty Images

Legenda da foto, Estima-se que mais de 8 mil homens e meninos bósnios muçulmanos tenham sido executados a tiros nos arredores de Srebrenica em pouco mais de uma semana a partir de 11 de julho de 1995; até hoje ainda são encontradas valas comuns na região

    • Author, Thomas Pappon
    • Role, BBC News Brasil

Há 30 anos, a Europa foi palco de um genocídio que chocou o mundo: a execução sumária, por cerca de uma semana começando em 11 de julho de 1995, de cerca de 8 mil homens e meninos bósnios muçulmanos por forças de bósnios de etnia sérvia.

“Numa floresta encontrei uma pilha de roupas. Havia três bengalas naquela pilha, confirmando relatos de que homens mais velhos também tinham sido mortos”, contou à BBC o jornalista americano David Rohde, um dos primeiros a descobrir evidências do massacre.

Ele visitou, sozinho, pouco após a tomada da cidade de Srebrenica pelas forças sérvias, locais como campos de futebol, florestas e campos que tinham sido apontados como palcos de execuções por testemunhas sobreviventes.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img