11.5 C
Brasília
sábado, julho 12, 2025

China acusa Trump de tentar interferir no julgamento de Bolsonaro no Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O regime de Xi Jinping se manifestou nesta sexta-feira (11) sobre o tarifaço imposto pelo presidente americano, Donald Trump, ao Brasil.

Em pronunciamento, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Mao Ning, declarou que a medida anunciada pelo governo dos Estados Unidos visa interferir em assuntos internos do governo brasileiro, se referindo ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, alvo de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta trama golpista.

“Igualdade soberana e não interferência em assuntos internos são princípios importantes da Carta da ONU e normas básicas das relações internacionais. Tarifas não devem ser usadas como instrumento de coerção, intimidação ou interferência nos assuntos internos de outros países”, afirmou a representante do regime de Xi sobre a cobrança de 50% de imposto sobre importações brasileiras direcionadas aos Estados Unidos.

Esse é o segundo pronunciamento do regime de Xi desde o anúncio destinado ao Brasil na quarta-feira (9). No dia anterior, a pasta chinesa já havia declarado que considerava a medida “abusiva”.

“A China sempre se opôs a iniciativas que sobrecarregassem o conceito de segurança nacional e sempre defendeu que guerras comerciais e tarifárias não têm vencedores, e que o abuso de tarifas não interessa a ninguém”, disse a porta-voz, Mao Ning, na quinta-feira (10).

No dia 9, Trump anunciou que a tarifa de 50% sobre produtos procedentes do Brasil começará a valer em agosto. Na ocasião, ele justificou a medida com base em relações comercial “desleais” e perseguição política ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo o mandatário americano, o governo brasileiro age com injustiça “na forma como trata Bolsonaro”, que está sendo julgado no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe de Estado, após perder as eleições de 2022 para Lula.

Desde o início da semana, o líder da Casa Branca vem criticando a postura do Brasil em relação ao julgamento de Bolsonaro.

Na segunda-feira, ele publicou na Truth Social: “O Brasil está agindo de forma terrível no tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Eu observei, assim como o mundo, como eles não fizeram nada além de persegui-lo, dia após dia, noite após noite, mês após mês, ano após ano! Ele não é culpado de nada, exceto por ter lutado pelo POVO”.

“Conheci Jair Bolsonaro, e ele era um líder forte, que realmente amava seu país – além disso, um negociador muito duro no comércio. Sua eleição foi muito acirrada e, agora, ele está liderando as pesquisas”, acrescentou Trump, dizendo que o processo judicial contra o ex-presidente brasileiro “não passa de um ataque a um oponente político”, algo com o que disse estar familiarizado.

“Isso aconteceu comigo, dez vezes, e agora nosso país é o ‘MAIS QUENTE’ do mundo! O grande povo do Brasil não vai tolerar o que estão fazendo com seu ex-presidente”, comentou ainda.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img