23.5 C
Brasília
terça-feira, setembro 9, 2025

SEC adia decisão sobre 8 ETFs cripto, incluindo proposta de Trump

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

A Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) adiou suas decisões sobre um fundo negociado em bolsa (ETF) proposto pela empresa de mídia e tecnologia de Donald Trump, que visa acompanhar o desempenho do Bitcoin e do Ethereum, além de outros sete ETFs baseados em ativos digitais individuais.

Nesta terça-feira (19), o Bitcoin registra leve alta de 0,3%, negociado a US$ 115.498. Em reais, a cotação do ativo fica em cerca de R$ 629.966, segundo dados do Portal do Bitcoin.

Em um documento publicado na segunda-feira (18), o órgão regulador informou que prorrogou em 45 dias o prazo para avaliar o ETF Truth Social de Bitcoin e Ethereum, com nova data marcada para 8 de outubro.

A SEC anunciou adiamentos idênticos para pedidos de ETFs à vista de XRP apresentados por Grayscale, CoinShares, Canary Capital, Bitwise e 21Shares, além de um ETF à vista de Dogecoin da Grayscale e um produto à vista de Litecoin da CoinShares — embora as datas potenciais de aprovação desses fundos variem.

O órgão também postergou a decisão sobre um pedido para incluir staking no ETF Core Ethereum da 21Shares, que acompanha o preço da segunda maior criptomoeda em valor de mercado.

Os adiamentos ocorrem quatro dias após a agência ter postergado decisões sobre ETFs de Solana apresentados por Bitwise, 21Shares e VanEck, além de um fundo de Dogecoin da 21Shares.

A SEC está analisando uma onda de propostas relacionadas a criptomoedas. Essas submissões são resultado do sucesso expressivo de 11 ETFs à vista de Bitcoin e nove de Ethereum, de um ambiente político mais favorável às criptomoedas trazido pela administração Trump e do crescente interesse de gigantes das finanças tradicionais que antes resistiam a esse tipo de ativo.

As novas solicitações também ocorrem cerca de três semanas após duas grandes bolsas dos EUA pedirem à SEC a aprovação de emendas que poderiam reduzir significativamente o tempo de aprovação de futuros ETFs de criptomoedas, permitindo a listagem automática de certos produtos sem a necessidade de análises caso a caso.

Em documentos separados, Cboe BZX e NYSE Arca solicitaram mudanças em seus padrões de listagem que permitiriam a inclusão de determinados ETFs de criptoativos sem passar pela rigorosa avaliação da SEC sob a Regra 19b-4 — um processo que exige que as bolsas submetam propostas formais de alteração de regras. Pelas diretrizes atuais, essas análises podem levar até 240 dias.

Eric Balchunas, analista sênior de ETFs da Bloomberg, disse ao Decrypt que os documentos da SEC divulgados na segunda-feira “não são nada significativos” e provavelmente foram programados para coincidir com uma possível aprovação, no próximo mês, das emendas propostas por Cboe e NYSE após o encerramento do período de comentários públicos.

“Mesmo que pareça que ‘a SEC não deveria aprovar tudo isso?’, os padrões de listagem ainda estão em fase de comentários”, afirmou Balchunas. “Então, bem a tempo, esses padrões devem ser aprovados. E aí esperamos um lote de aprovações com base nesses padrões a partir de outubro.”

“Esse adiamento pode parecer desanimador, mas é só mais um pouco de paciência”, acrescentou. “Tudo vai acontecer em breve.”

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

O Bitcoin mostra muita força no 2º trimestre e é destaque entre os ativos de risco. Será que uma próxima máxima história de preço vem aí? Agora é hora de agir estrategicamente. Abra sua conta no MB e prepare sua carteira!



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img