28.6 C
Brasília
sábado, setembro 6, 2025

Hyperliquid busca propostas para lançar stablecoin sob alegações de jogo sujo

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Hyperliquid, uma exchange descentralizada popular com uma rede dedicada de primeira camada, abriu propostas para que equipes emitam uma stablecoin nomeada USDH que será “primeiramente Hyperliquid” e “alinhada com a Hyperliquid”.

No entanto, um protocolo de stablecoin Hyperliquid já estabelecido está alegando jogo sujo, pois foi previamente bloqueado de usar o ticker USDH. E o momento do anúncio da Fundação gerou outras perguntas também.

O anúncio do Discord postado na sexta-feira (5) diz que o ticker USDH deve ir para uma equipe construindo uma “stablecoin USD compatível, alinhada com a Hyperliquid e primeiramente Hyperliquid”. Os validadores votarão nos próximos cinco dias pela melhor equipe para construir uma stablecoin “cunhada nativamente” no Hyperliquid.

No momento da escrita, três posts foram feitos no canal de propostas do USDH Discord. Um foi amplamente descartado pela comunidade, outro foi acusado de ter uma vantagem, e o terceiro está gerando controvérsias.

A equipe Native Markets fez sua proposta pouco mais de uma hora depois do anúncio. O time se lançou para construir uma stablecoin compatível com o GENIUS Act, lei aprovado para o setor nos EUA, com gateways fiat integrados, e compartilhará seus rendimentos de reserva com o Fundo de Assistência Hyperliquid. Esta proposta recebeu as mais reações do Discord de qualquer proposta até agora.

No entanto, o já estabelecido protocolo de stablecoin Hyperliquid, Hyperstable, também se apresentou para reagir contra os planos do USDH.

O autor do post, que se chama simplesmente Max, afirmou que o ticker USDH havia sido anteriormente banido, então o Hyperstable foi forçado a usar USH em vez disso. Max argumentou que é “injusto” que isso mude, já que muitos construtores já mudaram de direção, lançaram e “alcançaram o ponto de não retorno”.

“Parece injusto que as metas agora sejam mudadas depois que o jogo já começou meses atrás”, escreveu Max. “Se a Fundação quiser manter sua reputação de ser credivelmente neutra em relação a todas as equipes atuais e futuras que estão construindo no HyperEVM, eu sugiro fortemente que mantenham o ticker USDH banido indefinidamente ou que construam eles mesmos uma stablecoin”.

O usuário do Discord Shisho, co-fundador do agregador Hyperliquid DEX LiquidLaunch, rebateu esse argumento, alegando que as metas não mudaram; ao contrário, o ambiente regulatório mudou, após a assinatura do GENIUS Act em lei.

Isso não foi o fim das reclamações, no entanto. Outro usuário chamado HyperInvestigator alega que o endereço do implantador de mercados nativos proposto e financiado por uma carteira recém-criada que foi financiada suspeitosamente perto do anúncio do USDH pelo Hyperliquid – apenas cinco horas antes.

“O Natives Markets está operando de forma independente, ou existe uma relação não divulgada com o HL Labs/HL Foundation?” escreveu HyperInvestigator no Discord. “Se tal relação existir, dado que os validadores da Fundação Hyper controlam >60% do HYPE apostado, os validadores da Fundação Hyper ainda participarão da votação sobre isso?”

Max do Hyperstable acrescentou que a proposta do Native Markets parece ser bem escrita e longa, levantando suas suspeitas de que a equipe foi alertada com antecedência.

Hyperstable, o proponente dos Mercados Nativos Max Fiege e Hyperliquid não responderam imediatamente aos pedidos de comentários do Decrypt.

Em meio à controvérsia, os validadores Hyperliquid devem fazer sua escolha nos próximos cinco dias sobre qual equipe receberá o ticker USDH. Uma vez que o quórum seja alcançado, o ticker será liberado para o endereço da proposta vencedora.

É apenas o mais recente em uma série de stablecoins que apareceram ao longo do ano: a USD1, da World Liberty Financial, empresa fundada pelo presidente Donald Trump; a MetaMask está se preparando para lançar sua própria stablecoin mmUSD; e até grandes varejistas como Amazon e Walmart explorando a opção.

“Stablecoins provaram ser o uso mais dominante e inovador da cripto”, disse Paul Faecks, fundador e CEO da rede de stablecoin Plasma, à Decrypt. “Isso engloba tudo, desde DeFi a pagamentos. À medida que a indústria evolui, esperamos ver muitas mais stablecoins sendo lançadas por instituições, cadeias e aplicações on-chain existentes”.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img