27.5 C
Brasília
terça-feira, setembro 16, 2025

Agenda do dia: Desemprego no Brasil e varejo nos EUA são destaque

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Indicadores de atividade econômica e leilões de títulos públicos devem ficar no centro das atenções do mercado tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos nesta terça-feira. Por aqui, os números da taxa de desemprego e o leilão de NTN-Bs são os principais destaques. Nos EUA, o resultado das vendas do comércio varejista e o leilão de T-bonds de 20 anos serão acompanhados pelo mercado.

Veja mais destaques da agenda desta terça-feira:

FGV divulga IPC-S da segunda quadrissemana de setembro – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV) divulga, às 8h, o Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) da segunda quadrissemana de setembro. O IPC-S da primeira quadrissemana de setembro de 2025 caiu 0,20% e acumula alta de 2,90% nos últimos 12 meses.

IBGE publica Pnad Contínua mensal de julho – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publica, às 9h, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, referente ao mês de julho. A taxa de desemprego no país deve ter caído para 5,7% no trimestre encerrado em julho, segundo mediana de 20 projeções coletadas de consultorias e instituições financeiras pelo Valor Data. As estimativas foram de 5,6% a 5,8%, com intervalo pequeno de variação. A mediana indica expectativa de mercado de trabalho ainda robusto, que pode renovar recordes. No trimestre encerrado em junho, a taxa foi de 5,8%, a menor da série história. Para a média em 2025, a mediana de 22 projeções é de taxa de desemprego de 6%, com estimativas no intervalo de 5,7% a 6,4%.

FGV divulga Monitor do PIB referente a julho – O Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) publica, às 10h15, o Monitor do PIB referente ao mês de julho. O Monitor do PIB-FGV aponta crescimento de 0,5% na atividade econômica no segundo trimestre em comparação ao primeiro. Em junho, na comparação com maio, o crescimento da atividade econômica foi de 0,5%. Esses resultados foram obtidos na série com ajuste sazonal. Na comparação interanual, a economia cresceu 2,4% no segundo trimestre e 1,7% em junho. A taxa acumulada em 12 meses até o segundo trimestre foi de 3,2%.

Tesouro realiza leilão tradicional de LFT e NTN-B – A Secretaria do Tesouro Nacional faz às 11h leilão tradicional de Letras Financeiras do Tesouro (LFT) e Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). As LFT vencem em 1º de setembro de 2028 e 1º de setembro de 2031. As NTN-B, em 15 de agosto de 2028, 15 de agosto de 2032 e 15 de maio de 2045. A liquidação financeira dos papeis ocorrerá na quarta-feira.

EUA comunicam vendas no varejo de agosto — O Departamento do Comércio dos EUA comunica, às 9h30 (de Brasília), o dado de vendas no varejo de agosto. A leitura anterior foi de alta de 0,5% na comparação mensal e de aumento de 3,9% na base anual. Estimativas de alta de 0,3% na comparação mensal e de aumento de 3,2% na anual.

EUA publicam preços de importados de agosto – O Departamento do Trabalho dos EUA publica, às 9h30 (de Brasília), o indicador de preços de produtos importados de agosto. A leitura anterior foi alta de 0,4% para os importados. Em bases anuais, as variações foram de -0,2%.

Fed expõe produção industrial dos EUA em agosto – O Federal Reserve (Fed) expõe, às 10h15 (de Brasília), a produção industrial dos EUA de agosto. Em julho, a produção industrial recuou 0,1% na margem e avançou 1,4% na comparação anual. O consenso é de -0,1% (mensal) e +1,2% (anual).

Tesouro dos EUA realiza leilão de T-bonds de 20 anos – O Departamento do Tesouro dos EUA realiza leilão de T-bonds de 20 anos. Às 14h (de Brasília), saem os resultados.

Japão comunica balança comercial de agosto – O Japão comunica às 20h50 (de Brasília) o saldo da balança comercial de agosto. Em julho, as exportações recuaram 2,6%, as importações cederam 7,4%, em bases anuais, e o saldo foi déficit comercial de 118,4 bilhões ienes, com expectativas de déficit comercial de 513,6 bilhões de ienes.

Lula despacha com ministros e recebe prefeito de Belo Horizonte – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva despacha, às 11h, com a ministra da Cultura, Margareth Menezes; às 14h40 com o secretário especial para Assuntos Jurídicos da Casa Civil, Marcelo Weick; às 16h recebe o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, e, às 17h, reúne-se com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.

Senado vota pena maior a quem fornece droga ou bebida a menor de 18 – O Plenário pode votar o projeto de lei 942/2024, que aumenta a pena para quem fornece droga ou bebida alcoólica para crianças ou adolescentes. A ordem do dia está marcada para as 16h e tem outros dois itens na pauta: o PL 6.543/2019, que garante o acesso gratuito de estudantes a documentos e informações pessoais mantidos ou guardados em instituições de ensino; e o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 227/2024, que corrige a versão em português de um acordo firmado entre Brasil e Cingapura para eliminar a dupla tributação de impostos sobre a renda e prevenir a evasão e a omissão fiscais.

CAE do Senado analisa portabilidade de salário e novo crédito com juros menores – A Comissão Assuntos Econômicos (CAE) do Senado reúne-se, às 10h, para analisar seis projetos de lei em pauta. O primeiro deles, o PL 4.871/2024, amplia direitos de clientes de bancos, ao agilizar a portabilidade do recebimento de salário e prever nova modalidade de crédito com juros menores. Outro item da pauta é o projeto de lei complementar (PLP) 168/2025, que cria espaço fiscal para as medidas emergenciais do governo federal contra os impactos da taxação dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros; o PL 2.11/2019, que garante a idosos com baixa renda o direito à gratuidade ou desconto de 50% em passagens de ônibus interestaduais em qualquer tipo de veículo.

Comissão da Câmara ouve ministro da Justiça – A Comissão Especial sobre Competências Federativas em Segurança Pública reúne-se às 10h em audiência pública com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, para debater a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 018/25.

Galípolo e diretores realizam amanhã o 1º dia de reuniões do Copom – O presidente e os oito diretores do Banco Central (BC) vão se reunir em duas sessões para o primeiro dia de reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom). A primeira sessão começará às 10h e está prevista para terminar às 12h. Já a segunda deve ter início às 14h e encerrar às 17h30. As sessões servirão para que os membros do colegiado façam uma análise de conjuntura.

Mercadante participa de assinatura de termo de doação – O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, estará no Rio de Janeiro, onde, às 9h30, participa na assinatura do termo de doação do edital Viva Pequena África.

— Foto: Unsplash

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img