28.6 C
Brasília
quinta-feira, setembro 18, 2025

Genial/Quaest: seis a cada dez brasileiros avalia que Lula não deve ser candidato em 2026

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O apoio à candidatura do petista é majoritário entre lulistas, alcançando 92% deste grupo (eram 89%), e entre quem apoia a esquerda, mas não é lulista, com 72% (eram 77%). Já o entendimento de que Lula não deve disputar a presidência em 2026 alcança 93% dos bolsonaristas. É maioria também entre quem apoia a direita, mas não é bolsonarista, com 90% (eram 94%), e entre quem não tem posicionamento político, representando 66% desta parcela do eleitorado (eram 67%).

Caso Lula não dispute a eleição, 9% dos entrevistados defendem que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) deve sucedê-lo. Em seguida aparecem os ministros Simone Tebet (MDB), do Planejamento, com 6%, e Fernando Haddad (PT), da Fazenda, com 5%. Também encorpam a lista o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), com 3%, o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), com 2%, o ex-governador Ciro Gomes (PDT), com 1%, e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT), também com 1%. Já 8% disseram que nenhum desses deve ser o escolhido, e 25% não sabem ou não responderam.

Os pesquisadores realizaram 2.004 entrevistas presenciais com brasileiros com 16 anos ou mais entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança é de 95%.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img