Principais pontos
Banco Safra lança o Safra Dólar, stablecoin pareada ao dólar e registrada em blockchain.
Ativo tem lastro 1:1 em moeda fiduciária e liquidez em D+1.
Produto amplia estratégia digital do banco e reforça opções de dolarização no Brasil.
O Banco Safra anunciou o lançamento do Safra Dólar, sua própria stablecoin pareada ao dólar, registrada em blockchain e com lastro em moeda fiduciária na proporção de um para um.
Segundo a instituição, a moeda digital pode ser utilizada como forma de investimento tanto por clientes pessoa física quanto jurídica, com aporte mínimo de R$ 1 mil e liquidez em D+1.
O novo produto financeiro do Safra tem como objetivo oferecer aos investidores a possibilidade de dolarização de patrimônio, sem que seja necessário abrir uma conta no exterior”, destacou o comunicado.
O ativo foi construído em parceria com a Hamsa, empresa de tokenização de dados sediada na Califórnia. As transações são registradas em uma rede blockchain privada do próprio banco, reforçando segurança e rastreabilidade.
O Safra reforça que a stablecoin amplia as opções de investimento e acompanha o crescimento do mercado de ativos digitais regulados, que ganham cada vez mais espaço no sistema financeiro brasileiro.
Banco Safra e criptomoedas
O novo produto faz parte da estratégia de investimento e ativos digitais do banco. Embora o Safra não permita compra direta de criptoativos como fazem os bancos Itaú, Nubank e outros, a instituição atua no mercado de criptomoedas há um bom tempo.
Inicialmente o banco começou oferecendo investimento em produtos de criptomoedas de terceiros, como fundos e ETFs cripto nacionais, depois, em 2023, o Safra lançou seu primeiro fundo de investimento cripto, o “SAF Cripto Selection”, que investe em uma cesta de criptomoedas.
Em agosto desse ano, o banco lançou mais um fundo de investimento, cripto, agora lastreado em Bitcoin por meio meio do ETF spot da BlackRock. Assim, o fundo utiliza como base o iShares Bitcoin Trust (IBIT) que no Brasil está listado como um BDR, o IBIT39.
O fundo lançado pelo Banco Safra tem aporte inicial mínimo de R$ 5 mil, taxa de administração de 1,5% ao ano e liquidez em D+2. A aplicação pode ser feita pelo aplicativo do banco, internet banking ou com o gerente de relacionamento.