Foto: Divulgação
Acessibilidade
O publicitário Sérgio Amado, que atuou por mais de duas décadas no grupo WPP, incluindo 20 anos à frente da agência Ogilvy, faleceu neste sábado (4) aos 77 anos. Ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein.
Formado em Jornalismo, Ciências Sociais e História, iniciou sua trajetória profissional como repórter, em 1969, mas logo migrou para a publicidade como redator. Em sua cidade natal, Salvador, trabalhou na agência Vox Propaganda e na filial baiana da Standard Ogilvy & Mather.
Em 1997, após se mudar para São Paulo, integrou a Standard Ogilvy & Mather, uma das redes globais do WPP, assumindo o cargo de principal executivo da agência no Brasil. Permaneceu à frente do grupo até 2017 e, entre 2018 e 2019, ocupou a função de country manager da WPP no país. Durante esse período, em 2012, recebeu o prêmio Caboré na categoria Dirigente da Indústria de Comunicação, reconhecimento por sua relevante contribuição ao mercado publicitário.
Sérgio Amado também presidiu a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) entre 2001 e 2003.
Após se afastar da publicidade com a saída da WPP, retornou ao setor em 2021 como conselheiro da S4 Capital, holding de comunicação criada por Martin Sorrell, no Brasil.
Em nota nas redes sociais, a Ogilvy, agência que ele liderou por muitos anos, prestou homenagem ao publicitário:
“Hoje é um dia de grande tristeza para todos da família Ogilvy. Perdemos Sérgio Amado, um dos nomes mais importantes da publicidade brasileira. Jornalista de formação, Sérgio presidiu o Grupo Ogilvy por mais de 20 anos, teve papel fundamental na criação e expansão da DAVID e no crescimento do WPP no Brasil. Nossa gratidão por tudo o que construiu. À família e amigos, nosso carinho e solidariedade.”