31.5 C
Brasília
terça-feira, outubro 7, 2025

A Nova Fronteira do Recrutamento

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img


Foto: Divulgação

People Analytics, inteligência artificial e neurociência para oferecer
análises preditivas sobre o potencial de sucesso de cada candidato

Acessibilidade








O mercado de trabalho passa por uma transformação sem precedentes. Enquanto 81% das empresas brasileiras afirmam ter dificuldades para encontrar profissionais qualificados, uma nova abordagem promete revolucionar a forma de recrutar: a avaliação científica das soft skills.

Competências como pensamento crítico, inteligência emocional e adaptabilidade, apontadas pelo Fórum Econômico Mundial como essenciais, tornaram-se o principal desafio para o departamento de recursos humanos. Afinal, como medir de forma objetiva características que não aparecem no currículo?

A resposta a essa pergunta começa a ser delineada com o Pandapé Genoma, nova solução do software de recrutamento Pandapé, líder em tecnologia de RH na América Latina. Pioneira no Brasil, a ferramenta utiliza People Analytics, inteligência artificial e neurociência para oferecer análises preditivas sobre o potencial de sucesso de cada candidato. Mais do que avaliar o histórico, a proposta é decifrar quem o profissional realmente é e como ele se conecta à cultura da empresa.

Tudo isso com uma abordagem gamificada e interativa, que engaja o candidato do começo ao fim do processo seletivo. Com mais de 100 recursos, entre jogos cognitivos, testes de julgamento situacional e avaliações técnicas, o Pandapé Genoma decodifica soft skills essenciais, revela atributos de personalidade e mede precisamente o alinhamento cultural do candidato.

Entre as funcionalidades que mais chamam atenção está a clonagem de perfil. Usando ciência de dados, o sistema mapeia os traços de colaboradores de alta performance e, com base nesse modelo preditivo, identifica talentos com potencial semelhante. Para as empresas, significa reduzir riscos, aumentar a assertividade e contratar com foco no que realmente impacta o desempenho de longo prazo.

“Estamos permitindo que as empresas selecionem pelo que realmente importa para o sucesso a longo prazo”, diz Ana Paula Prado, CEO da Redarbor Brasil. “Chega de contratar pelo currículo e demitir pelo comportamento. É hora de tornar o recrutamento mais eficiente e assertivo”, completa.

Os resultados são expressivos. No Chile, Starbucks e Burger King reduziram a rotatividade em 19 pontos percentuais, alcançaram 74% de conclusão nos testes em apenas um dia e obtiveram nota 9,1 na experiência do candidato.

Com mais de 92 milhões de currículos em sua base e presença em mais de 10 mil empresas, o Pandapé consolida sua posição como aliado estratégico na construção de equipes diversas, engajadas e preparadas para os desafios do futuro. Com o Pandapé Genoma, o software se adianta aos desafios do mercado e leva o R&S para outro nível: onde o sucesso não é mais uma aposta, mas uma previsão.

*BrandVoice é de responsabilidade exclusiva dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião da FORBES Brasil e de seus editores.



[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img