No mês passado, Trump havia dito que as importações de caminhões pesados sofreriam novas tarifas a partir de 1º de outubro
Reuters
Acessibilidade
Todos os caminhões médios e pesados importados pelos Estados Unidos sofrerão uma tarifa de 25% a partir de 1º de novembro, disse o presidente Donald Trump em um post em sua plataforma de mídia social nesta segunda-feira (6). No mês passado, Trump havia dito que as importações de caminhões pesados sofreriam novas tarifas a partir de 1º de outubro.
“Portanto, nossos grandes fabricantes de caminhões de grande porte, como Peterbilt, Kenworth, Freightliner, Mack Trucks e outros, estarão protegidos do ataque de interrupções externas. Precisamos que nossos caminhoneiros sejam financeiramente saudáveis e fortes”, escreveu o presidente dos EUA em uma postagem no dia 26 de setembro.
À época, a justificativa do presidente americano foi a de que havia uma “inundação em larga escala” dos produtos estrangeiros no mercado dos EUA. Naquela oportunidade, ele também incluiu medicamentos e móveis no rol de tarifas.
A postagem desta segunda faz referência apenas aos caminhões. “É uma prática muito injusta, mas devemos proteger, por questões de segurança nacional e outros motivos, nosso processo de fabricação”, diz Trump.