A gente já testou vários celulares intermediários esse ano, mas o que vou apresentar para vocês hoje é diferente: trata-se do Reno14 F, o mais novo lançamento da OPPO aqui no Brasil. Ele se diferencia dos outros intermediários pois o foco aqui é construção, design e câmeras, mas sem abandonar uma capacidade gigante de bateria. Bora ver o que mais o Reno14 F tem a oferecer.
Construção Externa e Design
Os celulares da OPPO sempre marcam presença pelo design diferenciado, e felizmente o Reno14 F mantém essa mesma pegada: ele tem esse acabamento perolado que lembra uma cauda de sereia. Eu pesquisei um pouco e, para fabricar esse padrão, a OPPO aplica até doze camadas de material microscópico, resultando numa textura delicada que brilha de formas diferentes, dependendo da iluminação.
Outro aspecto legal é o Reno14 F tem um tamanho relativamente compacto, principalmente quando comparamos com outros lançamentos recentes. Ultimamente, me parece que as fabricantes estão disputando para ver quem consegue lançar o celular com tela maior, algo que, na minha opinião, é prejudicial. No meu uso, o celular é uma ferramenta que acompanha o dia todo, seja em casa, na academia, andando de bike – em todos esses cenários, um celular fino e leve acaba tendo vantagem, e eu percebi muito isso saindo do meu S25 Ultra e usando o Reno14 F.
Na parte de cima encontramos o sensor infravermelho e dois microfones. A saída de som secundária fica aqui embaixo da tela, e funciona tanto para ligações quanto como speaker.
Na lateral direita tem os botões de volume e botão power. Embaixo tem a saída de som principal que em conjunto com aquela de cima forma um áudio estéreo. Tem também a entrada USB-C e a gavetinha de chip.

Aqui dentro temos espaço para dois chips físicos ou um chip e um cartão de memória, algo que está cada vez mais raro nos celulares. Por último, o Reno14 F tem suporte a NFC e redes 5G, mas não suporta chip virtual e-sim. Apenas chips físicos.
Proteções
Mas o foco da construção do Reno não é apenas relacionado a estética, mas também a durabilidade. Esse smartphone chega aqui no Brasil com a melhor classificação possível de resistência contra água, o IP68 e IP69. Ou seja, é um aparelho resistente tanto a mergulhos acidentais na pia do banheiro, quanto a jatos de água de alta pressão.

Eles também afirmam que o celular possui uma arquitetura projetada para proteger os componentes internos contra quedas, utilizando espaços estratégicos e até esponjas.
Fora essas certificações, outra boa notícia: a Oppo envia junto uma capinha transparente de ótima qualidade. Eles não querem que você esconda o acabamento caprichado do celular.
Ainda nas proteções, na tela não temos Gorilla Glass como de costume, mas sim AGC Dragontail, uma proteção boa contra pequenas quedas e arranhões na tela. Outra coisa legal é que o Oppo já vem com uma película protetora pré-aplicada na tela, então você não precisa ir correndo comprar capinha e película após abrir a caixa do cel. Já vem tudo pronto para você sair usando o celular, o que é muito legal.
Tela
Enquanto algumas marcas ainda insistem em telas LCD, os celulares chineses já ultrapassaram essa barreira faz tempo. Agora é tela AMOLED, tecnologia que fornece cores vívidas e os melhores contrastes do mercado.
Quanto a resolução, é FULL HD+, providenciando uma excelente nitidez, principalmente nesse painel compacto de 6.57 polegadas.

Outra especificação que eu fiquei feliz de ver foram os 120Hz adaptáveis. Durante a maior parte do tempo ela vai ficar em 60Hz, só ativando o modo 120Hz quando você precisar de fluidez, como navegando pelo menus do celular, selecionando fotos da galeria, coisas assim. É algo simples, mas que ajuda muito a prolongar a carga da bateria.
Eu falei antes que o celular tem construção resistente à água. Inclusive, graças a tecnologia Splash Touch, a tela continua responsiva mesmo se você utilizar o celular com as mãos molhadas ou com luvas.
Eu testei com minhas luvas de jardinagem sem expectativa que fosse realmente funcionar, mas para a minha surpresa, o touch funciona perfeitamente, sem problema algum. Show de bola.
Câmeras
Nas câmeras, o Reno14 F tem um sensor principal de 50 megapixels e uma ultra-wide de 8 megapixels. Já a câmera frontal tem 32 megapixels e consegue filmar em FULL HD a 30 frames.

A OPPO aposta em AI para melhorar o resultado final de todas as fotos. Através do sistema de Livephoto, as imagens são capturadas numa janela de 1.5 segundos – antes e depois de cada foto – e você pode escolher qual saiu melhor.
Existe também uma função de AI Flash que tira fotos muito boas, até mesmo em ambientes de pouca luz. É ideal para você que curte tirar fotos no rolê – mesmo que a festa esteja pouco iluminada, o celular consegue pegar todos os detalhes.

Outro sistema é o “recombinar com AI”, aqui é uma ferramenta que recombina e configura automaticamente as proporções da tela, ajustando a imagem e corrigindo distorções. O objetivo é o de sempre, deixar a foto mais vívida para ganhar destaque nas redes sociais.
Fora isso, estão presentes também todas as funções AI que esperamos num celular lançamento, como apagador de objetos, removedor de reflexos e corretor de nitidez. Eu testei apagar a plantinha nessa foto difícil, cheia de sombras diferentes, e deu super certo.
E se você não curte ficar editando as fotos, não tem problema – o Oppo tira fotos boas o suficiente por padrão. Eu fiquei bem surpreso com a qualidade e principalmente as cores das fotos. Certamente é um estilo diferente do que estamos acostumados a ver por aqui no canal. Eu espero um dia avaliar um celular topo de linha da Oppo no canal. Se o celular intermediário da marca tira fotos assim, eu só imagino como devem ser os tops.
Bateria
Quanto a capacidade da bateria, esse é um dos pontos principais onde as marcas chinesas ultrapassaram as demais. A Oppo adotou cedo a tecnologia silício-carbono em suas baterias, e o resultado disso é que, apesar do Reno14 F ser um celular bem fino, possui dentro uma capacidade imensa de 6.000mAh na bateria.
Todo celular que passa aqui pelo canal precisa enfrentar o nosso teste de bateria completo. São 8 horas de tela ligada fazendo diversas funções – algumas leves como scrollar no Chrome e assistir vídeos no YouTube – outras super pesadas como jogar e gravar vídeos.
O Oppo começou com 100% de carga e no final das 8 horas ainda sobraram 28%. É um celular que aguenta um dia de uso intenso com bateria de sobra, o que é muito bom de ver.
Outra boa notícia é que, quando finalmente chegar a hora de carregar o celular, basta deixar alguns minutos no carregador de 45W que vem na caixa e pronto, já preenche a bateria o suficiente para muitas horas de uso.
Sistema e Atualizações
Durante o período que eu testei ele, o Reno14 F estava rodando Android 15 sob a interface da Oppo, a ColorOS 15. Mas logo deve receber atualização para o Android 16. Aqui temos um grande ponto positivo da Oppo, o pós-venda. Ele é lançado no Brasil com dois anos de garantia, literalmente o dobro dos outros aparelhos.

Ele também vai receber 5 anos de atualização de Android e 6 anos de patches de segurança. Ou seja, apesar do design delicado, o Reno é robusto e feito para durar muitos anos, tanto no hardware quanto no software.
Quanto a interface ColorOS, eu confesso que tenho pouca familiaridade, mas a boa notícia é que não foi nada difícil encontrar tudo que eu precisava. É uma experiência de Android bem similar às outras. Mas teve duas coisas que me chamaram a atenção navegando pelo sistema, uma positiva e outra negativa: vou começar pela negativa, que é a quantidade de aplicativos de terceiros que vem instalados por padrão no celular. No vídeo eu já tinha feito uma limpa – fiz isso assim que liguei o cel pela primeira vez – mas veio instalado bastante coisa.
Já a surpresa positiva foi a performance do sistema , e é sobre isso que vamos falar agora.
Performance
O Reno14 F é vendido com processador Snapdragon 6 Gen 1 da Qualcomm. Esse é claramente um ponto onde a Oppo decidiu economizar – afinal, apesar da construção premium, bateria gigante e câmeras excelentes, ainda estamos falando de um aparelho intermediário. Mesmo assim, por estarmos falando de um processador extremamente popular e já estabelecido no mercado, isso significa que ele capricha na otimização.

Navegando pela interface, sinto como se estivesse usando um celular topo de linha. Não tem atrasos e o aparelho não fica pensando igual alguns intermediários que já testei aqui no canal. Você pode abrir vários aplicativos ao mesmo tempo sem enfrentar travamentos.
Eu também testei vários jogos com os gráficos no médio e a maioria rodou muito bem. No Blood Strike – que é um dos principais jogos de tiro – o Oppo conseguiu manter a média em 108 frames com boa estabilidade.
O Minecraft também não foi nada mal, com 58 frames de média e estabilidade em 92%. Rodou liso.

Agora, se você quer se aventurar num jogo mais pesado, como Genshin Impact, pode esperar uma performance mais próxima dos 40 frames. Mesmo assim, é bem jogável, e ainda tem espaço para diminuir os gráficos caso você precise jogar com ainda mais performance.
Conclusão
Com esse celular, a Oppo trás para o Android algo que já é realidade nos iPhones faz tempo: a ideia do celular ser um acessório de moda. Eu mostrei o Reno para várias pessoas e todo mundo ficou bem impressionado com o design, então o aparelho funciona como um ótimo “iniciador de conversas” em eventos e festas.

Some isso com as fotos claras em baixa luz, os recursos inteligentes de IA, bateria gigante e as certificações de durabilidade – temos aqui um celular que não te deixa na mão.
O principal problema dela é o preço de lançamento. Ele sai aqui no Brasil por R$ 3.499. A gente sabe que esse é o só o preço de lançamento, e logo deve entrar em promoção por menos. Mas mesmo assim, eu gostaria que ele custasse bem menos que isso para competir melhor contra outros aparelhos Android.
Se você tiver a oportunidade de ir numa loja física e testar o Reno14 F, eu recomendo bastante. É um celular que me surpreendeu positivamente.
Não se esqueça de deixar o like e se inscrever no canal. Forte abraço, até semana que vem!