Sam Bankman-Fried (SBF), fundador da falida corretora de criptomoedas FTX, afirmou nesta quarta-feira (15) que sua prisão em 2022 foi politicamente motivada pelo governo de Joe Biden após ele ter feito doações para os republicanos.
Bankman-Fried fez uma publicação no site GETTR onde contou que mudou de uma pessoa de centro-esquerda em 2020 para de centro em 2022 depois de ver a atuação do então presidente da Comissão de Valores Mobiliários (SEC), Gary Gensler, além do Departamento de Justiça e do ex-presidente Biden, sobre a regulamentação do setor de criptomoedas.
“Eu era centrista e (privadamente) doei dezenas de milhões aos republicanos”, escreveu Bankman-Fried na publicação. “Semanas depois, a SEC/DOJ anticriptomoedas de Biden me perseguiu. Eles me prenderam semanas antes da votação do projeto de lei sobre criptomoedas em que eu estava trabalhando — e na noite anterior eu deveria depor perante o Congresso.”
Bankman-Fried foi preso nas Bahamas em dezembro de 2022 porque sua corretora de criptomoedas FTX suspendeu os saques dos clientes, deixando milhares de pessoas ao redor do mundo no prejuízo. Um ano depois, ele foi condenado por múltiplas acusações de fraude e conspiração por roubar bilhões de dólares em fundos de clientes da FTX.
Na época, os republicanos da Câmara levantaram suspeitas sobre o momento da prisão, afirmando que ela parecia ter sido planejada “para impedir que Sam Bankman-Fried testemunhasse” e exigiram que Gensler fornecesse comunicações internas sobre o assunto, de acordo com o próprio SBF, que disse que o ex-chefe da SEC “perdeu convenientemente” as mensagens internas.
No mês passado, o Escritório do Inspetor-Geral, um órgão independente dentro da SEC, afirmou que o departamento de TI da agência “implementou uma política mal compreendida e automatizada que causou uma limpeza corporativa do dispositivo móvel fornecido pelo governo de Gensler”. Portanto, mensagens de texto entre outubro de 2022 e setembro de 2023 foram perdidas, informou o órgão.
Atualmente, Sam Bankman-Fried está cumprindo uma pena de 25 anos de prisão e está apelando da condenação. Segundo ele, os textos no GETTR foram ditados por ele e escritos por um amigo.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!