14.5 C
Brasília
quarta-feira, outubro 22, 2025

Setor supermercadista prevê aumento real de 6,8% nas vendas do fim de ano em MG

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

O setor supermercadista que opera em Minas Gerais espera um aumento real de pelo menos 6,8% no consumo no último bimestre do ano. Esse aumento deve ser impulsionado pela demanda para as festividades de fim de ano.

As informações fazem parte de pesquisa divulgada nesta terça-feira (21) pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), durante a abertura da 37ª Superminas Food Show 2025 – Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação, realizada de 21 a 23, em Belo Horizonte.

A pesquisa foi feita com 110 empresários, em todo o Estado, entre os dias 2 e 13 de outubro. O evento espera movimentar pelo menos R$ 3 bilhões em negócios.

De acordo com a Amis, a baixa taxa de desemprego e a melhora da renda do consumidor em Minas Gerais são alguns fatores que justificam o aumento do consumo.

A expectativa é que as altas nas vendas sejam impulsionadas pelo crescimento da demanda por itens como frutas (8,6%), vinhos (7,8%) e panetone (6,7%).

Ainda em bebidas, a previsão é de aumento na demanda por cervejas (7,9%), cervejas zero álcool (9,3%), sucos (6,1%) e refrigerantes (5,8%).

A pesquisa também ouviu os supermercadistas sobre os desafios enfrentados em 2025. Para 90,6% dos empresários ouvidos, contratar pessoas foi a maior dificuldade. Outros 9,4% citaram alta dos juros, custos elevados e aumento da concorrência.

A Amis informou ainda que os supermercados de Minas Gerais pretendem contratar 8,2 mil trabalhadores temporários para atuar nas redes neste fim de ano.

O setor supermercadista de Minas Gerais reúne 47,6 mil lojas e 500,8 mil empregados e movimentou R$ 124,7 bilhões em 2024. Para 2025, a previsão é de abertura de 80 lojas e geração de 8,4 mil novos postos de trabalho. O crescimento de vendas do setor no acumulado de janeiro a agosto foi de 2,98%. A previsão para o ano é de crescimento real de 3,3%.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img