O Bitcoin e o mercado de criptomoedas em geral subiram apesar dos ventos contrários macroeconômicos, com dados sugerindo uma mudança na dinâmica do mercado, já que os grandes detentores de Bitcoin se mantêm firmes, apesar da queda nas posições alavancadas no início deste mês.
O grupo “golfinho” continuou acumulando Bitcoin mesmo após o evento da Black Friday, que liquidou US$ 19 bilhões dos mercados, mantendo a estrutura de longo prazo da corrida de alta intacta, de acordo com um relatório da CryptoQuant divulgado na quinta-feira.
A empresa de análise de mercado e negociação define um golfinho como uma entidade que detém entre 100 BTC e 1.000 BTC. Isso difere das baleias, que detêm valores acima dessa faixa.
“O comportamento deles desempenha um papel decisivo na definição da direção do mercado, já que uma acumulação crescente desse grupo historicamente se alinha com o momentum de alta dos preços”, escreveram os analistas da CryptoQuant.
Embora o crescimento anual dos ativos deste grupo de investidores seja considerado “forte”, com 907.000 BTC, o relatório destaca a cautela no curto prazo, observando como o saldo de 30 dias caiu abaixo de sua média móvel de 30 dias, sinalizando que a demanda de curto prazo está diminuindo.
Um catalisador, como entradas sustentadas de fundos negociados em bolsa (ETFs), poderia desencadear um novo impulso de alta, disseram analistas anteriormente.
“A configuração atual para Bitcoin e Ethereum é rara”, disse Quinn Thompson, CIO da Lekker Capital, em um tuíte na segunda-feira, referindo-se à cascata de liquidações da Black Friday. “A oportunidade à frente é semelhante à pré-vitória de Trump em 2024.”
Essa visão é apoiada por dados históricos.
Após um aumento de 30% a 40% no interesse aberto, como visto em 10 de outubro, há 75% de chance de que o retorno do Bitcoin nos próximos três meses seja positivo, de acordo com Valter Rebelo, chefe de ativos digitais da Empiricus, em um tuíte na quinta-feira.
A análise observou que o desempenho médio do Bitcoin nos próximos 90 dias é de cerca de 25,9%.
Embora o volume de negociação das duas principais criptomoedas por capitalização de mercado tenha caído desde 21 de outubro, o volume de altcoins aumentou de 33% a 46%, segundo dados da CoinGlass, em um possível sinal de que os traders voltaram a especular sobre o mercado de criptomoedas em geral.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!