Responsável por criar o conceito de empresas de tesouraria de Bitcoin, Michael Saylor afirma que agora vê com clareza qual é o próximo passo da Strategy: liderar o desenvolvimento do crédito digital, um modelo de negócios que ele acredita ser tão inovador quanto foram os bancos e as seguradoras em seus respectivos tempos.
Saylor apresentou sua tese nesta quinta-feira (6), durante o OranjeBTC Summit, evento organizado pela companhia brasileira que marca a primeira participação do empresário símbolo do setor cripto em um evento no Brasil.
O fundador da Strategy aponta que foi no ano passado — após a vitória de Donald Trump, que teria sido o empurrão final para o mercado financeiro global abraçar os ativos digitais — que ele percebeu: “O nosso killer app é emitir instrumentos de crédito com Bitcoin.”
Em 2025, a empresa promoveu cinco ofertas de ações preferenciais perpétuas, colocando em prática o conceito de crédito digital. Os compradores dessas ações recebem um retorno anual de 10%, enquanto a Strategy utiliza o capital levantado para comprar mais Bitcoin.
“Nos tornamos os maiores provedores de crédito digital do mundo, e o negócio se transformou”, afirma Saylor. A empresa já levantou mais de US$ 5 bilhões com esse tipo de operação.
Saylor lembra que, no mercado financeiro americano, quem concede crédito costuma receber em média apenas 4% de juros, além de ainda ser tributado.
“Quando vendemos crédito digital, pagamos um dividendo anual de 10%. E, se isso for feito por meio de uma empresa de tesouraria de BTC, torna-se um dividendo de ganho de capital — o que significa que é tax deferred (com diferimento de impostos)”, explica.
Outro ponto de vantagem, segundo ele, é que quem concede o crédito digital registra em seu balanço equity, e não dívida, o que é mais seguro para as demonstrações financeiras das empresas.
“Quando uma empresa tradicional toma crédito, o objetivo é pagar uma liability e buscar a menor taxa possível de juros. O crédito digital, por outro lado, é o próprio produto. Seu objetivo é gerar o máximo de fluxo de caixa após impostos para o comprador desse crédito — enquanto, no crédito corporativo tradicional, o objetivo é pagar o mínimo possível ao investidor.”
Por que apenas comprar quando você pode multiplicar? Invista com o MB e ganhe até 11% de cashback em Bitcoin. Abra sua conta e aproveite o Super Cashback!