21.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 10, 2025

Na Celac, Lula diz que América Latina quer ser ‘região de paz’, mas não menciona diretamente Venezuela ou ataques dos EUA a barcos – BBC News Brasil

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Lula retorna a Belém para a COP30 após reunião na Colômbia

    • Author, Julia Braun*
    • Role, Da BBC News Brasil em Londres

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou neste domingo (9/11) da reunião de cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) e da União Europeia (UE).

Antes da cúpula, o presidente brasileiro havia enfatizado que era fundamental debater na Celac a questão dos ataques dos EUA a embarcações no Caribe e no Pacífico – o governo de Donald Trump afirma que tem destruído apenas barcos que carregam drogas para o tráfico internacional.

No discurso, porém, Lula não mencionou diretamente nem Trump, nem a Venezuela, apenas falando em termos gerais a respeito da paz na região.

“Somos uma região de paz e queremos permanecer assim. Democracias não combatem o crime violando o direito internacional. A democracia também sucumbe quando o crime corrompe as instituições, esvazia os espaços públicos, destrói famílias e desestrutura negócios”, afirmou Lula.

Chamando a América Latina de região “balcanizada” e “dividida”, o presidente cobrou integração e mais avanço nas negociações entre Mercosul e UE.

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img