25.5 C
Brasília
segunda-feira, novembro 10, 2025

Trump diz que obras da COP30 ‘destruíram’ floresta amazônica; governador do Pará revida: ‘Esperamos você com um tacacá’

- Advertisement -spot_imgspot_img
- Advertisement -spot_imgspot_img

Ausente na COP30, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi às redes sociais dizer que a floresta amazônica teria sido “destruída” para a construção de estradas.

“Eles destruíram completamente a floresta amazônica brasileira para construir uma rodovia de quatro pistas para os ambientalistas viajarem. Isso se tornou um grande escândalo!”, escreveu Trump ontem (09) em sua rede social Truth Social, ao compartilhar o vídeo de uma reportagem da Fox News.

Donald Trump disse que a floresta amazônica teria sido “destruída” para a construção de estradas — Foto: Reprodução

A estrada mencionada por Trump seria a Avenida Liberdade, em Belém, que ainda está em obras. O projeto antecede o evento da COP30, mas os recursos enviados para a cúpula climática ajudaram a viabilizar as obras da estrada, que já era criticada por ambientalistas.

O seu objetivo é ajudar a desafogar o trânsito local, ligando a Alça Viária e a Avenida Perimetral, próxima à UFPA, e servindo de alternativa para a BR-316.

Na matéria apresentada, o jornalista Marc Morano afirma que cem mil árvores teriam sido cortadas para a construção de uma rodovia e que a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, teria “se gabado” de tal ação.

A reportagem também destaca a ausência de uma delegação americana na COP30 e afirma que líderes europeus também estariam se afastando de assuntos climáticos, seguindo um “Efeito Trump”.

Helder Barbalho responde Trump

Em resposta à postagem de Trump, o governado do Pará, Helder Barbalho, criticou a falta de ações de Trump em favor de questões ambientais e defendeu os investimentos brasileiros na preservação ambiental e na redução do desmatamento.

“Em vez de falar de estradas, o presidente norte-americano deveria apontar caminhos contra as mudanças climáticas. Poderia celebrar a redução histórica no desmatamento da Amazônia – com destaque para o estado do Pará, que obteve o seu melhor resultado. Ou, no mínimo, seguir o exemplo do Governo do Brasil e investir mais de US$ 1 bilhão para salvar florestas no mundo. Ainda dá tempo de passar na COP30, presidente Trump. Esperamos você com um tacacá. É melhor agir do que postar.”

[Fonte Original]

- Advertisement -spot_imgspot_img

Destaques

- Advertisement -spot_img

Últimas Notícias

- Advertisement -spot_img